Biblioteca escolar e mediação da leitura literária: uma proposta de atividade de leitura com estudantes do ensino fundamental em Paranaíba/MS

Visualizações: 682

Autores

  • Gisele Aparecida Ribeiro Sanches Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • José Antonio Souza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2483

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar. Leitura. Formação do gosto pela leitura.

Resumo

A atividade de leitura é um processo social de produção de significados. O ambiente escolar é reconhecido como o espaço dinamizador desta prática e recai sobre ele a responsabilidade na formação de leitores. Aguçar o interesse do educando pela leitura é um desafio para o processo educativo. Esse desafio, se não superado, gera uma limitação nos estudantes em efetivar uma vivência profunda com as diversas significações de mundo propiciada pelo acesso à leitura, acarretando uma lacuna cultural em sua vida. Tal situação torna-se a condição problematizadora deste estudo. O objetivo é mostrar a biblioteca escolar como um espaço de mediação da leitura literária por meio do desenvolvimento de um programa de leitura para estudantes do 9º do Ensino Fundamental II. Analisamos por meio de uma pesquisa-intervenção as contribuições que essas atividades de leitura oferecem para o enriquecimento intelectual e social dos estudantes.  Concluímos que os 16 encontros feitos com os estudantes foram muito produtivos, mostrando que um trabalho conjunto entre a biblioteca escolar, bibliotecário e escola pode trazer resultados para a formação do gosto pela leitura que vá além das atividades escolares e sim pensando em um objetivo educacional e humanizador.

Biografia do Autor

Gisele Aparecida Ribeiro Sanches, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Paranaíba. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especialista em Gestão de Bibliotecas Universitárias pela Universidade Estadual de Londrina-UEL (2010). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é Chefe da Seção de Biblioteca do Câmpus de Paranaíba da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

José Antonio Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS/CPTL (2001) e graduado em Letras - Habilitação Português/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS - Unidade de Paranaiba, atuando na graduação e na pós-graduação. Faz parte do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unidade de Paranaíba/MS) e do Mestrado Profissional em Rede em Letras - ProfLetras (Unidade de Campo Grande/MS). Professor da Especialização em Educação, na Unidade de Paranaíba e, na graduação, atua no curso de Ciências Sociais, ministrando as disciplinas "Literatura e Sociedade" e "Estudos Comparados e Culturais". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, leitura e ensino de literatura, letramentos, poesia, literatura comparada e literatura sul-mato-grossense, .

Downloads

Publicado

02-08-2018

Como Citar

Ribeiro Sanches, G. A., & Souza, J. A. (2018). Biblioteca escolar e mediação da leitura literária: uma proposta de atividade de leitura com estudantes do ensino fundamental em Paranaíba/MS. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(25), 63–87. https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2483

Edição

Seção

Artigos Temáticos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)