A leitura na escola e a leitura da escola: Linguagem, cultura e prática social
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https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2495Palavras-chave:
Leitura, Escola, Proposta Pedagógica.Resumo
A intenção de investigação no presente estudo é propor uma reflexão com base na teoria histórico cultural acerca da análise de um livro cuja temática envolve humor, suspense e fantasia. Trata-se de uma obra que oferece uma leitura atraente, que permite algumas indagações: o que a leitura como pratica social pode oferecer ao jovem leitor? Como articular realidade e fantasia em uma obra? Como relacionar a leitura de uma obra como proposta pedagógica? Como atrair o jovem leitor para uma leitura que ultrapasse o prazer de ler? Questões que serão respondidas por meio da análise da obra de literatura infanto-juvenil “Pantanáutilus”, de Ana Carolina Neves. Considera-se que promover propostas de leituras na escola é apresentar às crianças e aos jovens inúmeras possibilidades de ler também fora da escola. É compreender que, ao ler, abre-se ao leitor um mundo “novo”, porém agrega-se todo o conhecimento que ele já internalizou na cultura em que vive; portanto, ler é ato de ação dinâmica, movimento, produção de conhecimento, processo que não tem fim, que está sempre em transformação.
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