A Educação Ambiental Crítica na formação inicial de licenciandos em Ciências Biológicas: contribuições e limitações
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https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2501Palavras-chave:
Educação Ambiental Crítica. Formação Docente. Formação Inicial em Ciências Biológicas. Educação Superior.Resumo
O presente trabalho se propõe a apresentar dados e reflexões sobre uma disciplina de Educação Ambiental (EA), pautada na vertente crítica, desenvolvida num curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a partir de uma atividade desenvolvida pelos licenciandos e sua relação com as aulas. Pauta-se no Materialismo Histórico-Dialético enquanto fundamento teórico-metodológico e caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de intervenção educativa, em que a docente é também pesquisadora. Notou-se que a EA Crítica enquanto perspectiva teórica e metodológica da disciplina contribuiu com formação inicial dos professores/educadores ambientais, ainda que tenham existido limitadores objetivos nesse processo educativo, revelando a estreita relação entre o contexto educacional e as relações sociais mais amplas, apontando-se para a necessidade de repensar, continuamente, o ensino superior.Referências
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