Matemática, linguagem e formação do professor
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https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2532Palavras-chave:
Linguagem matemática, formação de conceitos, ensino de matemáticaResumo
Neste texto é discutida a importância da aquisição de conceitos matemáticos no processo de desenvolvimento cognitivo no ambiente escolar, por meio do qual a linguagem matemática, especificamente, é de extrema relevância. Para tanto, experiências vivenciadas por docentes do ensino superior que ministram aulas no curso de licenciatura em Matemática forneceram indícios relacionados a atual realidade escolar. Discute-se a importância do professor, enquanto mediador no processo de ensino e de aprendizagem, e as dificuldades enfrentadas pelo mesmo para que isto aconteça. Para tanto torna-se importante buscar a quebra na reprodução dos modelos didáticos internalizados ao longo do tempo. Sendo este um desafio a ser enfrentado por todos os professores, tanto do ensino básico quanto do superior. Porque é comum o professor formador apresentar métodos didáticos diferenciados e a sua prática não se constituir como um exemplo a ser seguido. Assim, não é rompido o ciclo de reprodução de modelos vivenciados que, muitas vezes, são do século XIX, apesar da produção científica a respeito e dos projetos de formação continuada.
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