Matemática, linguagem e formação do professor

Visualizações: 699

Autores

  • Silvia Regina Vieira da Silva Universidade Estadual Paulista
  • Ângela Coletto Morales Escolano

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2532

Palavras-chave:

Linguagem matemática, formação de conceitos, ensino de matemática

Resumo

Neste texto é discutida a importância da aquisição de conceitos matemáticos no processo de desenvolvimento cognitivo no ambiente escolar, por meio do qual a linguagem matemática, especificamente, é de extrema relevância. Para tanto, experiências vivenciadas por docentes do ensino superior que ministram aulas no curso de licenciatura em Matemática forneceram indícios relacionados a atual realidade escolar. Discute-se a importância do professor, enquanto mediador no processo de ensino e de aprendizagem, e as dificuldades enfrentadas pelo mesmo para que isto aconteça. Para tanto torna-se importante buscar a quebra na reprodução dos modelos didáticos internalizados ao longo do tempo. Sendo este um desafio a ser enfrentado por todos os professores, tanto do ensino básico quanto do superior. Porque é comum o professor formador apresentar métodos didáticos diferenciados e a sua prática não se constituir como um exemplo a ser seguido. Assim, não é rompido o ciclo de reprodução de modelos vivenciados que, muitas vezes, são do século XIX, apesar da produção científica a respeito e dos projetos de formação continuada.

Biografia do Autor

Silvia Regina Vieira da Silva, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Matemática pela UNESP/Rio Claro, mestrado em Matemática pela USP/São Carlos e doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro. Ministra aulas no ensino superior desde 1996, sendo que, desde 2009, no Departamento de Matemática da UNESP/Ilha Solteira. Suas pesquisas estão relacionadas, desde 2000, com a Formação do Professor que Ensina Matemática e com o Ensino de Matemática. É uma das líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GPECIM. Coordena subprojeto PIBID/UNESP/Ilha Solteira/Matemática.

Downloads

Publicado

02-08-2018

Como Citar

da Silva, S. R. V., & Coletto Morales Escolano, Ângela. (2018). Matemática, linguagem e formação do professor. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(25), 250–272. https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2532