Trabalhando a oralidade na sala de aula por meio do gênero seminário

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Autores

  • Elisete Carvalho Mesquita Universidade Federal de Uberlândia
  • Raquel Longuinho Almeida
  • Marlúcia Maria Alves

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2534

Palavras-chave:

oralidade, ensino, língua portuguesa, gêneros orais, seminário.

Resumo

Estudar os diversos gêneros faz-se necessário no ensino de Língua Portuguesa, uma vez que esse estudo pode contribuir para o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos. Nesse contexto, os gêneros orais, por exemplo, são muito importantes, uma vez que por meio deles o aluno tem a oportunidade de explorar os registros da fala formal e informal tanto dentro quanto fora da sala de aula, apropriar-se de características específicas desses gêneros e ver sua produção como prática social. Dentre os gêneros orais que devem ser trabalhados na sala de aula, destacamos o seminário, por esse ser um gênero muito utilizado em diversos contextos escolares e acadêmicos. Muitas vezes, o professor tem dificuldade em trabalhar a oralidade na sala de aula. Por isso, quando solicitam que os alunos apresentem um seminário, não os orientam e os alunos costumam fazer apenas uma oralização das informações pesquisadas. Considerando a dificuldade do professor em trabalhar a oralidade na sala de aula e do aluno em produzir um seminário, apresentamos uma proposta didática voltada para o ensino-aprendizagem do gênero seminário, desenvolvida em turmas de 9° ano do Ensino Fundamental. A partir dessa proposta, objetivamos apresentar ao professor uma estratégia para se trabalhar com a oralidade na sala de aula.

Biografia do Autor

Elisete Carvalho Mesquita, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutora em Linguística e Língua Portuguesa. Professora Associada do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Raquel Longuinho Almeida

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras (Profletras), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); professora da rede estadual do Estado de Goiás

Marlúcia Maria Alves

Professora Associada do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

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Publicado

02-08-2018

Como Citar

Carvalho Mesquita, E., Almeida, R. L., & Alves, M. M. (2018). Trabalhando a oralidade na sala de aula por meio do gênero seminário. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(25), 43–62. https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2534

Edição

Seção

Artigos Temáticos