Diálogos Interdisciplinares: Fundamentos em cultura, memória, ensino e linguagens na educação

Visualizações: 554

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2607

Resumo

Com o título Diálogos Interdisciplinares: Fundamentos em cultura, memória, ensino e linguagens na educação, os organizadores do livro apresentam alguns estudos no campo da interdisciplinaridade, sobretudo em letras/linguística, literaturas e história gestados em consonância com as linhas de estudo na recente proposta do Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras (MIHL), da FECLESC/UECE, que vem buscando construir essa nova (inter)conexão entre os fenômenos contemporâneos unidos pelas pesquisas das ciências humanas e pelos estudos linguísticos e literários no sentido de formar à nível de pós-graduação, profissionais competentes em uma perspectiva do conhecimento interdisciplinar, transcultural e sócio-historicamente situado. Este livro foi organizado retoricamente em vinte e dois capítulos escritos por pesquisadores(as), professores(as) e alunos(as) de graduação e pós-graduação que manifestam comumente um interesse em investigar/estudar alguns dos fenômenos, oriundos das ciências humanas, ciências da linguagem e dos estudos culturais e literários, em face da proposta de formação stricto sensu, do MIHL/UECE. Desta feita, a obra foi dividida em duas partes - a primeira: Memória e Historicidade contempla sete artigos e a segunda parte: Ensino e Linguagens na Educação compõe-se de quinze artigos bem delimitados e coerentes aos objetivos propostos ao longo da obra.

Biografia do Autor

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Universidade Estadual do Ceará Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestrando pelo Programa Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017). Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É Revisor ad hoc da Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar - RECEI está vinculada ao Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). E Revisor ad hoc Revista Docência do Ensino Superior é um periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Revisor ad hoc da Revista Entrelaces, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. 

Referências

DUARTE, A. L. M.; LIMA, A. M. P.; PAIVA, F. J. de O. (orgs.). Diálogos Interdisciplinares: Fundamentos em cultura, memória, ensino e linguagens na educação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 437p. ISBN: 978-85-7993-491-9.

ZACHARIAS, V. R. de C. Letramento digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, C. V. (org.). Tecnologias para aprender. São Paulo, Parábola Editorial, 2016. p. 18.

Downloads

Publicado

27-11-2018

Como Citar

de Oliveira Paiva, F. J. (2018). Diálogos Interdisciplinares: Fundamentos em cultura, memória, ensino e linguagens na educação. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(26), 341–347. https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2607