Expectativas e usos de uma biblioteca escolar

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Autores

  • Caio Henrique Almeida Universidade Federal do Paraná/ Mestrando
  • Simone Meucci Doutora em Sociologia pela Universidade de Campinas (Unicamp) e Professora adjunta (em regime de Dedicação Exclusiva) do Departamento de Ciências Política e Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2670

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar. Leitura

Resumo

O artigo tem como objetivo confrontar expectativas e usos da biblioteca escolar. O texto divide-se em tem duas partes. Na primeira, consultamos textos e documentos cujo tema são biblioteca escolares. Constatamos, em suas páginas, muitas esperanças, dificuldades, desafios e tarefas depositadas na biblioteca escolar, entendida como importante locus de ensino e aprendizagem. Na segunda parte, descrevemos a biblioteca de uma escola pública de Curitiba -PR e cotejamos dados acerca do fluxo de empréstimo.  Observamos que a biblioteca escolar em questão é subutilizada. A direção da escola, por outro lado, não a representa como um lugar cujas tarefas exigem tratamento profissional e cujos horários devem se apresentar como alternativa de estudos após o fim ou início das aulas. No que tange aos empréstimos, verificamos que, a cada ano escolar, o interesse pelo acervo se reduz. Na conclusão, exploramos alguns fatores escolares, organizacionais e sociais que podem explicar o fenômeno em questão.

Biografia do Autor

Caio Henrique Almeida, Universidade Federal do Paraná/ Mestrando

Graduado em licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalhou como bolsista CAPES do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Ciências Sociais da UFPR (2011 -2014). Trabalhou como professor de Sociologia no ensino público do Paraná , SEED - PR (2015-2017). Atualmente e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela UFPR.

Simone Meucci, Doutora em Sociologia pela Universidade de Campinas (Unicamp) e Professora adjunta (em regime de Dedicação Exclusiva) do Departamento de Ciências Política e Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestre (2000) e doutora (2006) em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. É professora adjunta (em regime de Dedicação Exclusiva) do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná. Realiza pesquisas na área de pensamento social brasileiro e história do ensino da sociologia no Brasil.

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Almeida, C. H., & Meucci, S. (2018). Expectativas e usos de uma biblioteca escolar. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(27), 253–273. https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2670