o Exame de Suficiência para “recrutamento” de professores para o ensino secundário

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Autores

  • Marcos Henrique Silva Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • LUZIA APARECIDA DE SOUZA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2775

Palavras-chave:

Formação de Professores, Historiografia, Mato Grosso Uno, Educação Matemática

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão acerca do Exame de Suficiência para “recrutamento” de professores para atuarem no Ensino Secundário do Brasil. Este exame foi uma medida emergencial adotada pelo Ministério da Educação e Saúde (MES), com intuito de suprir a situação de carência e urgência vivenciada pelo Ensino Secundário, em relação ao corpo docente para atender à demanda que estava em plena expansão, principalmente para as regiões afastadas dos centros urbanos do país. Na construção da historiografia educacional brasileira, e, mais especificamente, na formação de professores, esse dispositivo auxilia a compor o cenário no qual a educação no Brasil foi sedimentada ao longo do século passado. Desse modo, buscamos compreender no que consistia esse Exame, sua proposta de operacionalização, e apresentamos alguns aspectos de sua implementação na região sul do estado de Mato Grosso Uno, referente à disciplina de Matemática, a partir de registros e documentos encontrados durante o desenvolvimento da uma pesquisa de cunho historiográfico acerca da formação de professores para lecionar Matemática no Ensino Secundário na referida região.

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Lopes, M. H. S., & SOUZA, L. A. D. (2018). o Exame de Suficiência para “recrutamento” de professores para o ensino secundário. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(27), 104–131. https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2775