A BNCC no contexto da contrarreforma da educação no Brasil

Visualizações: 893

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2818

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Política Educacional, BNCC

Resumo

Esta obra, publicada pela Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (Anpae), reúne uma série de oito artigos produzidos por pesquisadores das áreas de política educacional e currículo, em que discutem o significado do processo que tem gerado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus desdobramentos frente ao PNE 2014-2024. A Base ganha corpo no decorrer da contrarreforma da Educação Básica,  

acompanhada por um amplo processo de (des)regulação da educação, que favorece a expansão privada mercantil. Em defesa do currículo, põe-se em questão pressupostos que simplificam o debate pedagógico sobre o tema, tais como o vínculo imediato entre educação e desenvolvimento econômico, a redução da educação a níveis de aprendizagem, a restrição da crítica teórica à BNCC ao registro ideológico, a suposição de que os docentes não sabem o que fazer nas escolas sem uma orientação curricular comum. Além disso, sustenta o texto, a BNCC fere o princípio de valorização das experiências extraescolares; afronta o princípio da gestão democrática das escolas públicas; atenta contra a organicidade da Educação Básica necessária à existência de um Sistema Nacional de Educação (SNE). Considera por outro lado, condições de superação,   a autonomia na gestão pedagógica, garantida aos sistemas de ensino, nos estados e município, e materializada nos projetos políticos pedagógicos (PPP).

Biografia do Autor

Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues, Universidade de Pernambuco (UPE)

 Professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE), Doutor em Educação pela UFPE, Membro do colegiado do Programa de Mestrado Profissional em Educação, Pesquisador em Política Educacional, membro do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão Educacional.

Referências

AGUIAR, M. A. da S. e DOURADO, L. F. (Orgs). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, 2018.

Downloads

Publicado

20-12-2018

Como Citar

Rodrigues, L. A. R. (2018). A BNCC no contexto da contrarreforma da educação no Brasil. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(27), 576–579. https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2818