Reflexões sobre a educação física e suas crises em busca do status científico

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Autores

  • Carlos Nazareno Ferreira Borges Universidade Federal do Pará
  • Renan Santos Furtado Escola de Aplicação da Universidade federal Do Pará - EAUFPA

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i28.2863

Palavras-chave:

Educação Física. Ciência. Práticas corporais.

Resumo

Trata-se de um ensaio de reflexão teórica a respeito da relação histórica entre a educação física e a ciência, tanto na Europa como no Brasil. Temos como objetivo central expor a partir de qual concepção de ciência as práticas corporais se difundiram na modernidade. Nosso estudo caracteriza-se por ser uma reflexão a partir de uma literatura já elaborada, portanto, um estudo bibliográfico. Como resultados principais, apontamos a vasta relação entre o positivismo e a educação física ao longo da história, o que se fez presente desde a construção da educação física como área de intervenção e disciplina escolar na Europa no século XIX com a proliferação dos métodos de ginástica.Como também na constituição da educação física brasileira a partir das influências europeias presentes no projeto moderno de dominação dos corpos dos sujeitos. Assim, concluímos que essa imbricação entre educação física e ciência ajudou no atraso histórico nos campos da formação profissional, na produção do conhecimento da área e nas práticas no campo da escola.

Biografia do Autor

Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Educação Física - UGF/RJ

Pós-doutorado em Memória Social - UNIRIO/RJ

Diretor Adjunto do Insituto de Ciências da Educação/ ICED/UFPA

Renan Santos Furtado, Escola de Aplicação da Universidade federal Do Pará - EAUFPA

Licenciatura em Educação Física - UFPA

Mestrando em Educação - UFPA

Docente da Escola de Aplicação - UFPA

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Publicado

26-06-2019

Como Citar

Borges, C. N. F., & Furtado, R. S. (2019). Reflexões sobre a educação física e suas crises em busca do status científico. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(28), 168–188. https://doi.org/10.26514/inter.v10i28.2863

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