Reflexões sobre a educação física e suas crises em busca do status científico
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https://doi.org/10.26514/inter.v10i28.2863Palavras-chave:
Educação Física. Ciência. Práticas corporais.Resumo
Trata-se de um ensaio de reflexão teórica a respeito da relação histórica entre a educação física e a ciência, tanto na Europa como no Brasil. Temos como objetivo central expor a partir de qual concepção de ciência as práticas corporais se difundiram na modernidade. Nosso estudo caracteriza-se por ser uma reflexão a partir de uma literatura já elaborada, portanto, um estudo bibliográfico. Como resultados principais, apontamos a vasta relação entre o positivismo e a educação física ao longo da história, o que se fez presente desde a construção da educação física como área de intervenção e disciplina escolar na Europa no século XIX com a proliferação dos métodos de ginástica.Como também na constituição da educação física brasileira a partir das influências europeias presentes no projeto moderno de dominação dos corpos dos sujeitos. Assim, concluímos que essa imbricação entre educação física e ciência ajudou no atraso histórico nos campos da formação profissional, na produção do conhecimento da área e nas práticas no campo da escola.
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