A educação inclusiva em escolas multisseriadas do campo na Amazônia Paraense

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Autores

  • Ronielson Santos das Mercês Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2956

Palavras-chave:

Educação Especial. Educação do Campo. Escola multisseriada

Resumo

Neste artigo apresenta-se o recorte de uma pesquisa de campo concluída em 2017. A questão problema é: como se efetiva a interface da educação especial e a do campo, em comunidades ribeirinhas de Belém do Pará, em escolas multisseriadas? O objetivo é analisar a interface entre a educação especial e a educação do campo, identificando as assimetrias, as condições e o trabalho docente com aluna com deficiência física em turma multisseriada de uma escola da Ilha do Combú-Pará. A metodologia é uma pesquisa qualitativa fundamentada na concepção dialética da educação. Os procedimentos metodológicos da pesquisa foram o levantamento bibliográfico, a observação in loco, com registro no diário de campo e a entrevista semiestruturada. A sistematização e a análise dos dados foram tratadas por meio de categorizações e considerados os aspectos éticos da pesquisa. Os sujeitos da pesquisa foram o professor da sala regular e o coordenador pedagógico da escola pesquisada. Entre os resultados destaca-se que a educação especial ofertada na escola ribeirinha funciona em mínimas condições, bem como os professores não possuem apoio pedagógico nem formação que os auxiliem na prática educativa com o público da educação especial.

Biografia do Autor

Ronielson Santos das Mercês, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

das Mercês, R. S., & de Oliveira, I. A. (2018). A educação inclusiva em escolas multisseriadas do campo na Amazônia Paraense. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(27), 418–442. https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2956