História da política salarial docente de Mato Grosso do Sul

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DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2988

Palavras-chave:

História. Salário docente. Trabalho docente

Resumo

O texto lança um olhar sobre o processo de consolidação da carreira docente da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, a dinâmica de constituição dos dois primeiros estatutos da categoria (1981 e 1988) e as lutas do movimento sindical na aquisição de um piso salarial e condições adequadas de trabalho. Trata-se de uma análise pertinente para fins de compreensão da história do componente “valorização profissional”, inscritas tanto nos planos plurianuais de educação (nacional e estadual) quanto nas discussões que permeiam a atual politica de remuneração docente. Trabalho e salário são duas faces de uma mesma moeda e constituem direitos fundamentais para a valorização simbólica e material da profissão. Foram realizadas análises bibliográfico-documentais e entrevistas como, técnicas de pesquisa, e o recorte histórico compreendeu de forma prioritária os anos a primeira década pós-divisão do então Estado de Mato Grosso. Conclui-se que a dimensão politica e econômica reforçam a necessidade da constante mobilidade associativa da classe trabalhadora para a garantia, manutenção e ampliação de seus direitos. 

Biografia do Autor

Daniel Stockmann, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Natural de Mundo Novo - MS, Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Especialista em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar pela Sociedade Educacional de Santa Catarina - SOCIESC. Graduado em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB e em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José. Supervisor de Gestão Escolar - SED/MS. Possui experiência em Gestão da Educação, História, Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Ação Coletiva. 

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Stockmann, D. (2018). História da política salarial docente de Mato Grosso do Sul. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(27), 81–103. https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2988