Os estudos sociais da infância e a Educação Infantil: concepções de infância e desenvolvimento em questão
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https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.3025Palavras-chave:
Infância. Desenvolvimento Infantil.Educação Infantil.Resumo
As concepções de infância enquanto categoria geracional e de criança enquanto construção social implicam em uma nova compreensão sobre a educação das crianças pequenas. Decorrente dessa concepção de infância, afirma-se uma perspectiva de desenvolvimento humano não linear, que não está dividido em etapas fragmentadas e não compreende a criança de hoje como o adulto do amanhã. O presente estudo analisou concepções de infância e de desenvolvimento infantil de familiares de alunos e profissionais de Educação Infantil. Os procedimentos de análise utilizaram quatro grupos focais em duas instituições de Educação Infantil, sendo dois compostos por familiares de alunos e dois por profissionais. Os registros foram transcritos e organizados nas temáticas propostas pelo estudo: criança e desenvolvimento infantil. Para cada temática, foram construídas categorias de análise. De forma geral, a análise das falas dos participantes revela uma visão positiva da Educação Infantil que é referida como território de possibilidades de construções sociais e desenvolvimento integral das crianças. Por fim, o estudo também aponta a necessidade do reconhecimento profissional no âmbito da creche e da pré-escola e na configuração das leis e da conduta governamental.
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