VIAGEM NOSSA DE CADA DIA: o direito à educação superior e os desafios de permanência
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https://doi.org/10.26514/inter.v10i28.3221Palavras-chave:
Democratização. Educação Superior. Assistência Estudantil.Resumo
Nas últimas décadas, a democratização das universidades brasileiras tornou-se temática central dos estudos relacionados à educação superior no Brasil. Destarte, o presente artigo buscou evidenciar as condições de acesso e permanência no ensino superior, a partir do estudo da realidade de estudantes naturais da cidade de Russas-CE que ingressam nas universidades de Mossoró-RN. Utilizou-se da análise de questionários e entrevistas semiestruturadas com o propósito de depreender os elementos motivadores que levam esta juventude a se locomover diariamente para o estado potiguar, bem como as principais dificuldades que perpassam esta realidade. Adotamos a teoria crítica para apreender estes sujeitos na conjuntura a qual estão imersos e para nortear nossa revisão de literatura, possibilitando uma visão de totalidade e a compreensão dos determinantes do sistema capitalista nas iniciativas estatais. Desta feita, a pesquisa de campo nos possibilitou o entendimento das principais dificuldades que perpassam esta realidade, quais sejam: a distância entre os municípios, a sobrecarga do tempo, a condição financeira e o cansaço físico e mental. Por fim, afirmamos que as políticas de acesso e permanência devem buscar a garantia integral do direito à educação visando a efetiva democratização da universidade brasileira.Referências
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