O curso de pedagogia em Cuba: um estudo voltado para os valores morais na educação infantil.

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.3223

Palavras-chave:

Educação. Professores. Cuba. Valores Morais.

Resumo

O presente trabalho aborda a formação dos professores em Cuba, destacando a importância dos valores morais na educação infantil, de forma a considerar alguns aspectos, como: a formação dos docentes de Pedagogia, a estrutura pedagógica, a organização curricular e o perfil do formador. Considera-se não somente o intelectual, mas um conjunto formado pelos aspectos afetivo, moral e emocional, que mediam a aprendizagem e levam o aluno a pensar, por meio da prática, a construção dos aspectos teóricos. Este trabalho busca, assim, empreender uma reflexão acerca da formação dos docentes em Cuba. O desenvolvimento moral é um processo contínuo, interativo e dinâmico que tem início quando a criança nasce e perdura por toda a vida, apresentando características diferentes em cada período do desenvolvimento do ciclo vital. Esse desenvolvimento depende, sobretudo, da interação do indivíduo com o meio e das experiências morais proporcionadas pelos diferentes aparelhos sociais. Finalmente, esperamos ter contribuído para o desenvolvimento de um novo olhar sobre a educação, de maneira a estimular uma reflexão sobre aspectos importantes no que diz respeito à realidade na formação dos professores no Brasil.

Biografia do Autor

Drielly Adrean Adrean Batista, Universidade Estadual Paulista Unesp Marília

Drielly Adrean Batista - Graduada em Pedagogia e Letras (Português e Espanhol) com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista UNESP Assis, Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista UNESP Marília e  Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Educação (GEPEES), cadastrado no CNPq. E-mail: driellyadrean@yahoo.com.br.

Alonso Bezerra Carvalho, Universidade Estadual Paulista Unesp Assis e Marília

Alonso Bezerra de Carvalho: Doutor em Filosofia da Educação e Livre-Docente em Didática. Atualmente é professor do Departamento da Educação na Unesp/Assis e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp/Marília. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Educação (GEPEES), cadastrado no CNPq. E-mail: alonso.carvalho@unesp.br 

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Batista, D. A. A., & Carvalho, A. B. (2018). O curso de pedagogia em Cuba: um estudo voltado para os valores morais na educação infantil. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(27), 26–47. https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.3223