Uma investigação empírica acerca das implicações da relação escola & família na formação do aluno
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https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3424Palavras-chave:
escola, família, investigação empíricaResumo
Neste artigo, buscamos investigar, através de uma pesquisa empírica e revisão da literatura, os possíveis fatores da relação escola-família que repercute na apreciação dos alunos pela escola, bem como em resultados de sucesso escolar. Contou-se com duas escolas como locus de observação, uma estadual, cujo os anos escolares foram os 6º e 9º anos, e outra privada, contemplando todas as séries do Ensino Médio. Foi aplicado um questionário estruturado composto por 10 questões objetivas para um total de 82 alunos, que buscou investigar o perfil dos estudantes e da família quanto a escolarização e a participação dos pais no contexto escolar de seus filhos, a relação família-escola e a motivação dos alunos para permanecerem no ambiente escolar. Os resultados demonstram que os alunos estão na faixa de idade-série correta, com um percentual maior de meninas matriculadas. A escolarização da família parece não diferir nos percentuais entre a escola privada e pública. Percebemos também um maior envolvimento dos pais nos anos finais do Ensino Fundamental para os estudos de casa, porém indicam comparecer menos do que as famílias do Ensino Médio. O questionário indica que os fatores família e escola são relativamente negativos, pois, de modo geral, não apresentam uma integração efetiva. Contudo, o aluno tem uma apreciação positiva da escola, vendo-a como um meio de ascensão socioeconômico. Os alunos brasileiros, de modo geral, não alcançam fatores de sucesso frente as avaliações escolares internacionais. Vemos a necessidade de uma integração entre família e escola no acompanhamento da formação discente.
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