Uma investigação empírica acerca das implicações da relação escola & família na formação do aluno

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Autores

  • Amanda Post da Silveira Universidade Federal de São Carlos Universidade Potiguar - Laureate International Universities http://orcid.org/0000-0002-9451-7005
  • Vanessa Cristina Santos de Farias Junger
  • Anderson Alves Ribeiro de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3424

Palavras-chave:

escola, família, investigação empírica

Resumo

Neste artigo, buscamos investigar, através de uma pesquisa empírica e revisão da literatura, os possíveis fatores da relação escola-família que repercute na apreciação dos alunos pela escola, bem como em resultados de sucesso escolar. Contou-se com duas escolas como locus de observação, uma estadual, cujo os anos escolares foram os 6º e 9º anos, e outra privada, contemplando todas as séries do Ensino Médio. Foi aplicado um questionário estruturado composto por 10 questões objetivas para um total de 82 alunos, que buscou investigar o perfil dos estudantes e da família quanto a escolarização e a participação dos pais no contexto escolar de seus filhos, a relação família-escola e a motivação dos alunos para permanecerem no ambiente escolar. Os resultados demonstram que os alunos estão na faixa de idade-série correta, com um percentual maior de meninas matriculadas. A escolarização da família parece não diferir nos percentuais entre a escola privada e pública. Percebemos também um maior envolvimento dos pais nos anos finais do Ensino Fundamental para os estudos de casa, porém indicam comparecer menos do que as famílias do Ensino Médio. O questionário indica que os fatores família e escola são relativamente negativos, pois, de modo geral, não apresentam uma integração efetiva. Contudo, o aluno tem uma apreciação positiva da escola, vendo-a como um meio de ascensão socioeconômico. Os alunos brasileiros, de modo geral, não alcançam fatores de sucesso frente as avaliações escolares internacionais. Vemos a necessidade de uma integração entre família e escola no acompanhamento da formação discente.

Biografia do Autor

Amanda Post da Silveira, Universidade Federal de São Carlos Universidade Potiguar - Laureate International Universities

Professora de Língua Inglesa, Fonética, Aquisição da Linguagem, Estágio Supervisionado, Linguística Geral e Applicada ao Ensino de Língua Estrangeira.

Vanessa Cristina Santos de Farias Junger

Graduada em Licenciatura Letras Português-Inglês e estudante de Mestrado em Educação.

Anderson Alves Ribeiro de Oliveira

Graduado em Licenciatura em Letras Português-Inglês. Professor atuante no ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares.

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Publicado

15-10-2019

Como Citar

Post da Silveira, A., Santos de Farias Junger, V. C., & Alves Ribeiro de Oliveira, A. (2019). Uma investigação empírica acerca das implicações da relação escola & família na formação do aluno. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(29), 147–175. https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3424