O que pode o ensino da educação física escolar em um centro socioeducativo de atendimento ao adolescente em conflito com a lei?

Visualizações: 1063

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.3558

Palavras-chave:

Educação física, Atendimento socioeducativo, Relato de experiência

Resumo

O Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) é uma das 13 unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES). A partir de uma atuação no espaço escolar dessa unidade, com a disciplina Educação Física, foi traçado os seguintes objetivos: analisar o projeto político-pedagógico do IASES; relatar a prática pedagógica adotada com a Educação Física e apontar possíveis caminhos para a disciplina neste contexto. Utilizou-se metodologia qualitativa com relato de experiência. Os registros e observações realizados em todo o processo, como instrumentos de avaliação, possibilitaram repensar e reconstruir com os alunos suas práticas docentes. Concluiu-se que o trabalho com a pedagogia de projetos e a interdisciplinaridade com outras disciplinas curriculares, que possuem conhecimentos relevantes socialmente enriqueceram as experiências não só dos alunos, mas também dos próprios docentes.

Biografia do Autor

Débora Nascimento, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda em Educação Física (UFES), Especialista em Práticas Pedagógicas (UFOP) e Licenciada em Educação Física (UCV). Trabalha no Grupo Educacional Siena na Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. Foi Professora de Educação Física pela Secretaria de Estado de Educação (SEDU), especificamente no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em conflito com a Lei. Apresenta experiência no âmbito da educação formal e não-formal e se dedica aos estudos nas áreas de concentração: docência e processos educativos; Teorias e práticas pedagógicas da Educação Física.

Emanoele Lima Abreu, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutoranda em Ciências Ambientais (UFSCar), Mestra em Engenharia Ambiental (UFOP), Especialista em Gestão Ambiental (CEUT), Bióloga (UFPI) e Gestora Ambiental (IFPI). Trabalhou como Professora do curso Técnico em Controle Ambiental (CEAD/IFMG), do curso de Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas (CEAD/UFOP) e do ensinobásico do Estado de Minas Gerais.

Referências

ALMEIDA, F. Q.; BRACHT, V.; VAZ, A. F. Classificações epistemológicas na Educação Física: redescrições. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 4, p. 241-263, out/dez de 2012.

BASSO, l.; CATTUZZO, M. T.; OLIVEIRA, D. S. S.; FREUDENHEIM, A. M. A motivação dos alunos para as aulas de Educação Física: considerações e implicações para a atuação docente no ensino fundamental. In: CORREIA, W. R; RODRIGUES, B. M. Educação Física no Ensino Fundamental: da inspiração à ação. São Paulo: Fontoura, 2015.

BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, [S.l], XIX, n 48, p. 69-88, ago. 1999.

BRACHT, V. Educação Física & Ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2003.

BRACHT. V. Dilemas no Cotidiano da Educação Física Escolar: entre o desinvestimento e a educação pedagógica. Salto para o futuro, Ano XXI, Boletim 12, v. 21, n. 11, Set. 2011.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD.2006

BRASIL. Lei federal nº 8.069 de 13 julho de 1990. Dispõe sobre o ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 14 jul. 1990. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1990/lei-8069-13-julho-1990-372211-publicacaooriginal-1-pl.html> Acesso em: 22 out. 2018.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

CONCEIÇÃO, J. S. Notas sobre a presença da Educação Física no processo de ressocialização de adolescentes em conflito com a lei. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso – Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo, Vitória, 2016.

DARIDO, S. C. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

DARIDO, S. C.; SOUZA Jr., O. M. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. 7 ed. São Paulo: Papirus, 2011.

ESPÍRITO SANTO. Lei estadual nº 314, de 30 de dezembro de 2004. Reorganiza a estrutura organizacional básica do ICAES e dá outras providências. Publicada no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo, Vitória, 03 de janeiro, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança. 5a edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo:

GOES, D. C. et al. Características de jovens e adolescentes que entram no instituto de atendimento sócio-educativo do espírito santo. Núcleo de Informação do Sistema Socioeducativo, Vitória, 2011. Disponível em: <http://www.iases.es.gov.br/download/Artigo_NINF.pdf>. Acesso em: 01 out. 2014.

GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: Pensando saídas do não-lugar da Educação Física escolar I*. Cadernos de Formação Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v. 1. n. 1, p. 9-24, set, 2009.

HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

IASES. Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo. O Iases. ES: 2015. Disponível em: <https://iases.es.gov.br/quem-somos-2>. Acesso em: 01 Abr, 2018.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 7. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.

OLIVEIRA, S T.; NASCIMENTO, D. O estágio como possibilidade de aprendizado teórico e prático. In: V Congresso Sudeste de Ciências do Esporte. 5 ., 2014, Universidade Federal de Lavras. Anais eletrônicos. Lavras: CBCE, 2014, p. 1-3.

REINER, H.; RALF, L. Concepção abertas no ensino da Educação Física. RJ. Ao livro técnico, 1986.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10ª ed. Campinas (SP): Autores Associados, 2008.

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIÇA INSTITUTO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DO ESPÍRITO SANTO. Governo do Espírito Santo. Projeto Político Pedagógico Institucional do IASES, [20-]. Disponível em: https://iases.es.gov.br/Media/iases/Arquivos/PPPI_VERSAO_FINAL_1.pdf. Acesso em 23 Set, 2018.

SILVA, R. C. A participação de meninos e meninas em uma turma de lutas do programa esporte cidadão/escolinhas de esportes em vitória: Uma análise sob o ponto de vista das relações de gênero. 2013. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Em Educação Física) – Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo, Vitória/ES, 2013.

SLAIBI, F. N.; GOMES, P. P. V. Vocabulário Jurídico. 30. ed. Rio de Janeiro: Forense. 2013.

SOARES, C. L. Educação física escolar: Conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, n. 2, p. 06-12, 1996.

VAZ, A. F. et al. Educação física em classe hospitalar: notas sobre uma experiência com uma turma de primeiros anos do ensino fundamental. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 33, p. 167-184, 2009.

VOGAS, V. Atenção, candidados! Precisamos falar do IASES: O sistema socioeducativo do Espírito Santo grita por socorro ha anos. O que o próximo governo estadual fará a esse respeito?. GazetaOnline, Vitória. 09 set. 2018. Política. p. 30

Downloads

Publicado

17-08-2020

Como Citar

Nascimento, D., & Abreu, E. L. (2020). O que pode o ensino da educação física escolar em um centro socioeducativo de atendimento ao adolescente em conflito com a lei?. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(31), 21–42. https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.3558