O que pode o ensino da educação física escolar em um centro socioeducativo de atendimento ao adolescente em conflito com a lei?

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.3558

Palavras-chave:

Educação física, Atendimento socioeducativo, Relato de experiência

Resumo

O Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) é uma das 13 unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES). A partir de uma atuação no espaço escolar dessa unidade, com a disciplina Educação Física, foi traçado os seguintes objetivos: analisar o projeto político-pedagógico do IASES; relatar a prática pedagógica adotada com a Educação Física e apontar possíveis caminhos para a disciplina neste contexto. Utilizou-se metodologia qualitativa com relato de experiência. Os registros e observações realizados em todo o processo, como instrumentos de avaliação, possibilitaram repensar e reconstruir com os alunos suas práticas docentes. Concluiu-se que o trabalho com a pedagogia de projetos e a interdisciplinaridade com outras disciplinas curriculares, que possuem conhecimentos relevantes socialmente enriqueceram as experiências não só dos alunos, mas também dos próprios docentes.

Biografia do Autor

Débora Nascimento, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda em Educação Física (UFES), Especialista em Práticas Pedagógicas (UFOP) e Licenciada em Educação Física (UCV). Trabalha no Grupo Educacional Siena na Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. Foi Professora de Educação Física pela Secretaria de Estado de Educação (SEDU), especificamente no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em conflito com a Lei. Apresenta experiência no âmbito da educação formal e não-formal e se dedica aos estudos nas áreas de concentração: docência e processos educativos; Teorias e práticas pedagógicas da Educação Física.

Emanoele Lima Abreu, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutoranda em Ciências Ambientais (UFSCar), Mestra em Engenharia Ambiental (UFOP), Especialista em Gestão Ambiental (CEUT), Bióloga (UFPI) e Gestora Ambiental (IFPI). Trabalhou como Professora do curso Técnico em Controle Ambiental (CEAD/IFMG), do curso de Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas (CEAD/UFOP) e do ensinobásico do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

17-08-2020

Como Citar

Nascimento, D., & Abreu, E. L. (2020). O que pode o ensino da educação física escolar em um centro socioeducativo de atendimento ao adolescente em conflito com a lei?. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(31), 21–42. https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.3558