O uso das transformações geométricas através da resolução de problemas na formação de futuros professores de matemática

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Autores

  • Célia Barros Nunes Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus X
  • Lourdes de la Rosa Onuchic Professora aposentada pela USP e voluntária pela UNESP/Rio Claro.

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3565

Palavras-chave:

Transformações geométricas. Formação de professores. Resolução de Problemas. Isometria

Resumo

Este artigo baseia-se numa pesquisa qualitativa, de abordagem descritiva e interpretativa, desenvolvida pela primeira autora que se inseriu no ambiente pesquisado, em uma turma de um curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública, para observar e, ao mesmo tempo, atuar como professora-pesquisadora, a fim de compreender e buscar por mudanças na prática de ensino, bem como conscientizar os sujeitos da pesquisa de seu papel como futuro professor de Matemática. A pesquisa teve como objetivo investigar, compreender e evidenciar as potencialidades didático-matemáticas da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas nos processos de ensinar e aprender Geometria no trato com as transformações geométricas. Pode-se observar pelos dados coletados, que trabalhar transformações geométricas, fazendo uso dessa metodologia  na formação de futuros professores, pode ser um potencializador metodológico eficaz para o ensino-aprendizagem da Geometria.

 

Palavras-chave: Transformações geométricas. Formação de professores. Resolução de Problemas. Isometria.

Biografia do Autor

Célia Barros Nunes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus X

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, Campus X.

Doutora em Educação Matemátic pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro - S.P.), Instituto de Geociências e Ciências Exatas

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Publicado

17-07-2020

Como Citar

Nunes, C. B., & de la Rosa Onuchic, L. (2020). O uso das transformações geométricas através da resolução de problemas na formação de futuros professores de matemática. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(30), 30–56. https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3565