Investigação sobre gordofobia: estado do conhecimento em teses e dissertações
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https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.3635Palavras-chave:
Estado do Conhecimento. Gordofobia. Corpo Gordo. Representações Sociais. Pré-adolescentes.Resumo
O artigo exprime ponderações teóricas-metodológicas de produções investigativas, a partir da elaboração do Estado do Conhecimento. Tal procedimento, que se caracteriza pelo mapeamento dos escritos científicos, propicia compreender as especificidades e descobertas sobre o objeto de interesse, detectando suas contribuições para o conhecimento científico, bem como desvendar as lacunas e caminhos ainda não percorridos. A vista disso, esse artigo tem o objetivo de mapear as produções inerentes a gordofobia, preconceito que aflige o corpo gordo, na perspectiva teórica-metodológica das representações sociais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfica, por meio do levantamento ao Portal da CAPES, desenvolvendo análise crítica das obras que explanam assunto. Assim, o levantamento dos dados indica que a temática ainda é pouco explorada no meio acadêmico brasileiro, em que também ressalta o fato de não ser utilizado a nomenclatura em si. As poucas publicações apresentam discussões sobre gênero e a influência da mídia na padronização dos corpos e disseminação da discriminação, sendo em sua maioria analisadas por meio das representações sociais, mas sem relacionar a temática ao contexto escolar e com a pré-adolescência. Conclui-se que o efeito de não existir muitas produções sobre o tema, promove a relevância de se realizar novos estudos na área.
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