Investigação sobre gordofobia: estado do conhecimento em teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.3635

Palavras-chave:

Estado do Conhecimento. Gordofobia. Corpo Gordo. Representações Sociais. Pré-adolescentes.

Resumo

O artigo exprime ponderações teóricas-metodológicas de produções investigativas, a partir da elaboração do Estado do Conhecimento. Tal procedimento, que se caracteriza pelo mapeamento dos escritos científicos, propicia compreender as especificidades e descobertas sobre o objeto de interesse, detectando suas contribuições para o conhecimento científico, bem como desvendar as lacunas e caminhos ainda não percorridos. A vista disso, esse artigo tem o objetivo de mapear as produções inerentes a gordofobia, preconceito que aflige o corpo gordo, na perspectiva teórica-metodológica das representações sociais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfica, por meio do levantamento ao Portal da CAPES, desenvolvendo análise crítica das obras que explanam assunto. Assim, o levantamento dos dados indica que a temática ainda é pouco explorada no meio acadêmico brasileiro, em que também ressalta o fato de não ser utilizado a nomenclatura em si. As poucas publicações apresentam discussões sobre gênero e a influência da mídia na padronização dos corpos e disseminação da discriminação, sendo em sua maioria analisadas por meio das representações sociais, mas sem relacionar a temática ao contexto escolar e com a pré-adolescência. Conclui-se que o efeito de não existir muitas produções sobre o tema, promove a relevância de se realizar novos estudos na área.

Biografia do Autor

Valdelice Cruz da Silva Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/FAED). Bolsista CAPES. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus de Naviraí. Atuou como bolsista de Iniciação Científica – PIBIC CNPq e PIBIC UFMS. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Referências

ARAUJO, L. S. Obesidade e preconceito: o que dizem o saber científico e a mídia impressa. 2014 137 f. Dissertação Mestrado em Psicologia Social Instituição de Ensino: Universidade Federal da Paraíba/João Pessoa, João Pessoa Biblioteca Depositária: UFPB.

CARVALHO, A. B. Representações e identidades de mulheres gordas em práticas midiáticas digitais: tensões entre vozes de resistência e vozes hegemônicas. 2018. 138 f. Dissertação de Mestrado em LETRAS Instituição de Ensino: Universidade Federal de Viçosa, Viçosa Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da Universidade Federal de Viçosa – UFV.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, aug. 2002.

MOTTA, M. A. A. Educação, psicologia, identidade e cultura: estado do conhecimento em periódicos, dissertações e teses. Universidade, 2006.

PEREIRA, M. V. M. Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em educação: o ensaio superior em música como objeto. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade. v. 22. n. 40. p. 221-233. jul/dez. 2013.

PFUETZETZENREITER, N. P. B. Obesidade sob o olhar antropológico - Etnografia online do movimento plus size. 2018. 113 f. Dissertação de Mestrado em Saúde Coletiva Instituição de Ensino: Universidade Católica de Santos, Santos Biblioteca Depositária: Campus Dom Idílio José Soares, 2018.

RANGEL, N. F. A. O ativismo gordo em campo: política, identidade e construção de significados. 2018. 178 f. Dissertação de Mestrado em Sociologia e Ciência Política Instituição de Ensino: Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis Biblioteca Depositária: BU UFSC.

SILVA, M. O. Corpo, cultura e obesidade: desenvolvimento de posicionamentos dinâmicos de si em mulheres submetidas à gastroplastia. 2017. 226 f. Doutorado em Processos de desenvolvimento humano e saúde Instituição de Ensino: Universidade de Brasília, Brasília Biblioteca Depositária: BCE – UNB.

THERRIEN, S. M. N: THERRIEN, J. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudo em avaliação Educacional. v. 15. n. 30. P. 5-16, jul/dez. 2004.

Downloads

Publicado

2020-08-17

Como Citar

Cruz da Silva Souza, V., & Peres Gonçalves, J. (2020). Investigação sobre gordofobia: estado do conhecimento em teses e dissertações. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(31), 363–387. https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.3635