A análise de conteúdo aplicada a um episódio da seção de cartas do globo rural
Visualizações: 960DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3647Palavras-chave:
Análise de conteúdo, Globo Rural, Inferência.Resumo
A Análise de conteúdo é uma metodologia de pesquisa no campo das ciências humanas que possibilita a análise das comunicações por meio da formulação de inferências. Neste sentido, o propósito deste artigo é apresentar esta metodologia aplicada à análise de um episódio do jornalístico Globo Rural com o objetivo de compará-lo com as opções editoriais do programa. Pôde-se constatar que se trata de uma metodologia sólida, rigorosa e teoricamente sustentada que possibilita afirmações ou infirmações sobre informações do emissor, do receptor e da própria mensagem constituindo-se como uma excelente estratégia de análise em torno da comunicação de massa.
Palavras-chave: Análise de conteúdo. Globo Rural. Inferência.
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
ESTEBAN M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação. Porto Alegre: ArtMed, 2010.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. Campinas: Editora Autores Associados, 2018.
MEMÓRIA GLOBO. Globo Rural. Disponível em: < http://memoriaglobo.globo.com/programas/jornalismo/telejornais/globo-rural/fotos-e-videos.htm >. Acesso em: 30 jul. 2018.
REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra de (org). Reendereçamento e Legibilidade no uso do Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde (Projeto de pesquisa). Rio de Janeiro: s. n., 2014.
ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 1978.
SCHLEIERMACHER, F. D. E. Hermenêutica e crítica. Ijuí: Unijuí, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.