A análise de conteúdo aplicada a um episódio da seção de cartas do globo rural

Visualizações: 918

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3647

Palavras-chave:

Análise de conteúdo, Globo Rural, Inferência.

Resumo

A Análise de conteúdo é uma metodologia de pesquisa no campo das ciências humanas que possibilita a análise das comunicações por meio da formulação de inferências. Neste sentido, o propósito deste artigo é apresentar esta metodologia aplicada à análise de um episódio do jornalístico Globo Rural com o objetivo de compará-lo com as opções editoriais do programa. Pôde-se constatar que se trata de uma metodologia sólida, rigorosa e teoricamente sustentada que possibilita afirmações ou infirmações sobre informações do emissor, do receptor e da própria mensagem constituindo-se como uma excelente estratégia de análise em torno da comunicação de massa.

Palavras-chave: Análise de conteúdo. Globo Rural. Inferência.

Biografia do Autor

Clinger Cleir Silva Bernardes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor de Filosofia do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES - Campus Piúma. Doutorando em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS), do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) da UFRJ. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004) e pós-graduação pela mesma instituição em Filosofia Moderna e Contemporânea. Possui ainda pós-graduação em Designer Instrucional para EaD Virtual pela UNIFEI. Tem experiência nas áreas de Filosofia, Educação, Educação a Distância e Informática Educacional.

Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado I do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do NUTES-UFRJ. É bolsista de produtividade do Cnpq e foi bolsista do programa Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da FAPERJ. É docente colaborador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Cinema da UFF. Possui graduação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do NUTES-UFRJ. Foi professor auxiliar do Curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: documentário, cinema e vídeo educativos, recepção audiovisual, arquivos audiovisuais, educação em ciências e saúde.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

ESTEBAN M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação. Porto Alegre: ArtMed, 2010.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. Campinas: Editora Autores Associados, 2018.

MEMÓRIA GLOBO. Globo Rural. Disponível em: < http://memoriaglobo.globo.com/programas/jornalismo/telejornais/globo-rural/fotos-e-videos.htm >. Acesso em: 30 jul. 2018.

REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra de (org). Reendereçamento e Legibilidade no uso do Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde (Projeto de pesquisa). Rio de Janeiro: s. n., 2014.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 1978.

SCHLEIERMACHER, F. D. E. Hermenêutica e crítica. Ijuí: Unijuí, 2005.

Downloads

Publicado

15-10-2019

Como Citar

Bernardes, C. C. S., & Rezende Filho, L. A. C. de. (2019). A análise de conteúdo aplicada a um episódio da seção de cartas do globo rural. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(29), 125–146. https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3647