Aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio
Visualizações: 660DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3699Palavras-chave:
Ensino Técnico, Trajetórias de Aprendizagem da Docência, Formação Docente, Desenvolvimento Profissional de Docentes, Docência.Resumo
O artigo discute as trajetórias de aprendizagem da docência no Ensino Técnico no nível médio. Foram colhidas entrevistas individuais de professores para a realização deste estudo descritivo-analítico de natureza qualitativa. O debate acerca da formação docente tem como referências teóricas os trabalhos de Zabalza (2009) sobre a questão da docência como estado da arte ou ciência, de Huberman (1992) a respeito da evolução profissional do docente como um processo contínuo e de Shulman (2005) sobre os saberes e conhecimentos necessários ao exercício da docência. O aprendizado da teoria associado à prática e a articulação entre instituição, professor e aluno se mostraram como importantes características do universo do Ensino Técnico.
Referências
ANDRÉ, Marli. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Formação docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, volume 1, número 1, p. 41-56, maio/2009. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br>. Acesso em: 05 maio. 2010.
BRASIL. [Lei de diretrizes e bases da educação nacional]. Lei de diretrizes e bases da educação: (Lei 9.394/96) / apresentação Carlos Roberto Jamil Cury. – 9. Ed. – Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
BRZEZINSKI, Iria. Formação de Profissionais da Educação (1997-2002). Série Estado do Conhecimento, Brasília, MEC/Inep, n. 10, 2006.
CHARLOT, Bernard. A Pesquisa Educacional, entre Conhecimentos, Políticas e Práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 11, n. 31, p. 7-18, jan./abr. 2006.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Editora Centauro, 1980.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António Sampaio (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, p. 31-46. 1992.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2004.
MESSEDER, Hamurabi. Entendendo a LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei n. 9.394/1996. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2012.
MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Boletim técnico do Senac: a revista da educação profissional / Senac, Departamento Nacional. Rio de Janeiro, v. 41, n. 1, p. 23-38, jan./abr. 2015.
SHULMAN, Lee. Those Who Understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Londres, v. 15, n. 2, p. 4-14, fevereiro. 1986.
SHULMAN, Lee. Truth and Consequences: inquiry and policy in research on teacher education. Journal of Teacher Education, Stanford, v. 53, n. 3, p. 248-253, maio. 2002.
SHULMAN, Lee. Conocimiento y Enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado, revista de currículum y formación del profesorado, Granada, v. 9, n. 2, p. 1-30. 2005.
TARDIF, Maurice e RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, Campinas, v. 21, n 73, p. 209-244, dezembro. 2000.
TARDIF, Maurice e LESSARD, Claude. O Trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.
ZABALZA, Miguel Angel. El Trabajo por Competências em la Enseñanza Universitaria. Jornades D'Innovación Docent de la Universidad de Barcelona, 4, p. 1-26, agosto. 2007.
ZABALZA, Miguel Angel. O Ensino Universitário: seus cenários e protagonistas. Porto Alegre: Editora Artmed, 2004.
ZABALZA, Miguel Angel. Competencias Docentes. Conferencia pronunciada em la Pontificia Universidad Javeriana de Cali. Santiago de Compostela, Espanha, p. 87-125, fevereiro. 2005.
ZABALZA, Miguel Angel. Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Portugal: Editora ASA, 1992.
ZABALZA, Miguel Angel. Ser Profesor Universitário Hoy. La Cuestión Universitaria, Madri, n. 5, p. 69-81. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.