Migração diária e estratégias de aculturação de estudantes paraguaios

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Autores

  • Maria Luzia da Silva Santana Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3790

Palavras-chave:

Aculturação. Escolas de fronteira. Estudantes paraguaios. Migração diária.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir sobre a migração diária e estratégias de aculturação de estudantes paraguaios e de descendência paraguaia, que frequentavam escolas públicas, localizadas no município de Ponta Porã, no Brasil. Para isso, problematizou a imigração e os desafios do contexto de educação, discutiu-se a migração diária e a aculturação de estudantes paraguaios em escolas brasileiras de fronteira. Os achados apontam que estudantes paraguaios em contato com a cultura brasileira adotam estratégias de aculturação e tendem a ser assimilados ou integrados, mas também acontecem a adoção das estratégias de aculturação separação e marginalização. E que existe a amizade intercultural entre estudantes brasileiros e paraguaios em escolas de fronteira seca. Observou-se que a amizade intercultural entre estudantes brasileiros e paraguaios em escola de fronteira seca envolve um completo intercâmbio cultural, haja vista que ser amigo implica o princípio de reciprocidade na relação. Assim, a pesquisa sinaliza que existe amizade intercultural entre estudantes brasileiros e paraguaios em escolas de fronteira seca. A adoção da estratégia de aculturação integração pressupõe o reconhecimento da reciprocidade das influências que os grupos culturais têm entre si no decorrer do aculturamento.

Biografia do Autor

Maria Luzia da Silva Santana, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora e Mestra em Psicologia  pela Universidade Católica de Brasília.  

É  professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e compõe o quadro de docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UFMS, na linha de pesquisa Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças.

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Publicado

17-07-2020

Como Citar

Santana, M. L. da S. (2020). Migração diária e estratégias de aculturação de estudantes paraguaios. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(30), 100–124. https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3790

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