Evasão e permanência em uma licenciatura em química: um estudo à luz da matriz do estudante

Visualizações: 1110

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3801

Palavras-chave:

Triângulo didático-pedagógico. Relação com o saber. Química

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um estudo acerca da evasão e permanência em um curso de Licenciatura em Química. Os dados foram coletados a partir de relatórios cedidos pela Pró-reitoria da universidade e entrevistas com evadidos e formados, ingressantes dos anos de 2010 a 2014. Para a organização e análise dos dados fez-se uso dos pressupostos metodológicos da Análise de Conteúdo e de um instrumento analítico denominado Matriz do Estudante M(E), que permite investigar as relações com o saber de estudantes em sala de aula. Os depoimentos que não puderam ser alocadas na M(E), uma vez que transcendiam aspectos específicos do sistema didático, foram interpretados como contexto externo. Mediante as análises, constatamos que, para o grupo de evadidos, os elementos caracterizadores da evasão estão associados majoritariamente a depoimentos que abordam um viés epistêmico quanto a aspectos que envolvem a aprendizagem. Como contexto externo, destacam-se: distância da família; interesse por outro curso; estrutura física da instituição; mercado de trabalho. Para o grupo de formados, os elementos caracterizadores da permanência estão associados, em sua maior parte, a depoimentos pessoais carregados de sentimentos e emoções. Como contexto externo, destacam-se: apreço por ensinar; programas institucionais de apoio à formação e perspectivas futuras.

Biografia do Autor

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Departamento de Química

Alex Stéfano Lopes, Universidade Estadual de Londrina

Mestre no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina

Professos Sênior no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina

Referências

ARRUDA, S. M.; CARVALHO, M. A.; PASSOS, M. M.; SILVEIRA, F. L. Dados comparativos sobre a evasão em Física, Matemática, Química e Biologia da Universidade Estadual de Londrina: 1996 a 2004. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [s. l.], v. 23, n. 3, p. 418-438, 2006.

ARRUDA, S. M.; UENO, M. H. Sobre o ingresso, desistência e permanência no curso de física da Universidade Estadual de Londrina: algumas reflexões. Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 159-175, 2003.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL/MEC/SESU. Secretaria de Educação Superior / Ministério da Educação. Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Brasília, 1996.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2005.

GATTI, B. A. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas: Autores Associados, 1997.

GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, [s. l.], v. 25, n. 57, p. 24-54, 2014.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: UNESCO, 2009.

GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J. F.; MALO, A.; SIMARD, D. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 2006.

JESUS, F. A. Em busca de soluções para evitar a evasão nos cursos de Exatas da Universidade Federal de Sergipe: relatos de uma proposta da Química. Debates em Educação, v. 7, n. 14, p. 33-55, 2015.

LIMA JÚNIOR, P.; OSTERMANN, F.; REZENDE, F. Análise dos condicionantes sociais da evasão e retenção em cursos de graduação em física à luz da sociologia de Bourdieu. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [s. l.], v. 12, n. 1, p. 37-60, 2012.

RANGEL, F. O.; COLAGRANDE, E. A.; SILVA, J. A.; FERREIRA, A. V. T. S.; CARDOSO, C. R.; OLIVEIRA, E. N.; SILVEIRA, T. G. Evasão e vulnerabilidade acadêmica em um curso de formação de professores de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013. Atas [...]. Águas de Lindóia, 2013

Downloads

Publicado

15-10-2019

Como Citar

Broietti, F. C. D., Lopes, A. S., & Arruda, S. de M. (2019). Evasão e permanência em uma licenciatura em química: um estudo à luz da matriz do estudante. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(29), 468–496. https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3801