Pensamento pedagógico, perspectivas contemporâneas e múltiplos contextos

Visualizações: 883

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3807

Palavras-chave:

pensamento pedagógico, reflexões docentes, perspectivas pedagógicas contemporâneas

Resumo

Quem, nos dias atuais, estaria pensando o Brasil? E a educação?  A resenha apreenta aos leitores e pesquisadores do campo educacional uma importante contribuição, justamente por discutir, de forma aprofundada, o pensamento pedagógico em seus múltiplos contextos. Assim, torna-se relevante destacar que os organizadores da coletânea que reúnem estes pensamentos são os professores Célio da Cunha, Magali de Fátima Evangelista Machado e Idalberto José das Neves Júnior desenvolveram suas pesquisas junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Sendo assim, inspira-nos evidenciar um pouco do processo formativo dos organizadores, considerando que estes dedicaram-se às temáticas que abarcam discussões necessárias aos atuais contextos educacionais.

Biografia do Autor

Eduardo Fofonca, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP. Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina e Pós-doutor pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP-Assis. Professor Pesquisador do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisador do Grupo de Estudos de Pesquisas “Educação, Tecnologias e Linguagens” da UFPR certificado pelo CNPq. E-mail: eduardofofonca@gmail.com

Daisy Antunes de Souza Daisy Antunes de Souza, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Educação: Teoria e Prática de Ensino pela Universidade Federal do Paraná. Docente da Educação Básica. Integrante do Grupo de Estudos de Pesquisas “Educação, Tecnologias e Linguagens” da UFPR certificado pelo CNPq. E-mail: prof.daisy.antuness@gmail.com

Referências

Resenha da obra:

CUNHA, Célio da; MACHADO, Magali de Fátima Evangelista, NEVES JÚNIOR, Idalberto José das. (org.) Pensamento Pedagógico: textos e contextos I. Brasília: Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade; Universidade Católica de Brasília, 2018.

Downloads

Publicado

15-10-2019

Como Citar

Fofonca, E., & Antunes de Souza, D. A. de S. D. (2019). Pensamento pedagógico, perspectivas contemporâneas e múltiplos contextos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(29), 497–503. https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3807