O uso das tecnologias digitais na infância pode influenciar nos modos de interação social? Evidências de uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Paula Knaul Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.3818

Palavras-chave:

Habilidades sociais. Mediação. Família. Escola.

Resumo

A influência que as tecnologias digitais têm gerado na qualidade das relações humanas torna-se cada vez mais relevante de ser observada devido a sua onipresença nas práticas culturais. Ao mesmo tempo reconhece-se o papel fundamental das interações sociais para o processo de desenvolvimento humano. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar pesquisas que abordem a repercussão do acesso às tecnologias digitais sobre os modos de interação social na infância, por meio da realização de uma revisão sistemática. A revisão foi conduzida nas bases de dados Eric, Science Direct, Bdtd Ibict, observando duas etapas. A busca inicial resultou em 475 trabalhos, então se procedeu à análise dos títulos e resumos com base nos critérios de inclusão, o que resultou na triagem de oitos artigo que foram analisados na integra. De modo geral, pode-se observar nos desfechos descritos que os trabalhos sugerem que as tecnologias digitais podem ser usadas mais para motivarem as relações sociais, ampliando as formas de comunicação e o desenvolvimento de competências digitais, do que limitar ou impossibilitar as interações.

Biografia do Autor

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina

Ana Paula Knaul, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa Educação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC)

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Publicado

08-09-2020

Como Citar

Ramos, D. K., & Knaul, A. P. (2020). O uso das tecnologias digitais na infância pode influenciar nos modos de interação social? Evidências de uma revisão sistemática de literatura. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 159–187. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.3818