O uso das tecnologias digitais na infância pode influenciar nos modos de interação social? Evidências de uma revisão sistemática de literatura

Visualizações: 1977

Autores

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Paula Knaul Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.3818

Palavras-chave:

Habilidades sociais. Mediação. Família. Escola.

Resumo

A influência que as tecnologias digitais têm gerado na qualidade das relações humanas torna-se cada vez mais relevante de ser observada devido a sua onipresença nas práticas culturais. Ao mesmo tempo reconhece-se o papel fundamental das interações sociais para o processo de desenvolvimento humano. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar pesquisas que abordem a repercussão do acesso às tecnologias digitais sobre os modos de interação social na infância, por meio da realização de uma revisão sistemática. A revisão foi conduzida nas bases de dados Eric, Science Direct, Bdtd Ibict, observando duas etapas. A busca inicial resultou em 475 trabalhos, então se procedeu à análise dos títulos e resumos com base nos critérios de inclusão, o que resultou na triagem de oitos artigo que foram analisados na integra. De modo geral, pode-se observar nos desfechos descritos que os trabalhos sugerem que as tecnologias digitais podem ser usadas mais para motivarem as relações sociais, ampliando as formas de comunicação e o desenvolvimento de competências digitais, do que limitar ou impossibilitar as interações.

Biografia do Autor

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina

Ana Paula Knaul, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa Educação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC)

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; SILVA, Maria da Graça Moreira. Currículo, Tecnologia e Cultura Digital: Espaços e Tempos de Web Currículo. Revista e-curríiulum, v. 7, n. 1, p. 1–19, 2011.

ARNOTT, Lorna. An ecological exploration of young children’s digital play: framing children’s social experiences with technologies in early childhood. Early Years, v. 36, n. 3, p. 271-288, 2016.

ASTINGTON, J. W. Sometimes necessary, never sufficient: False-belief understanding and social competence. In: REPACHOLI, B.; SLAUGHTER, V. (Org.). Individual differences in theory of mind: Implications for typical and atypical development. New York, NY: Psychology Press, 2003. p. 13-38.

BLANDON, A. Y., CALKINS, S. D., GRIMM, K. J., KEANE, S. P., & O’BRIEN, M. Testing a developmental cascade model of emotional and social competence and early peer acceptance. Development and Psychopathology, v. 22, p. 737–748, 2010.

BOSACKI, S., ASTINGTON, J. W. Theory of mind in preadolescence: Relations between social understanding and social competence. Social Development, v. 8, n.2, p. 237-255, 1999.

BRONFENBRENNER, Urie. Ecological models of human development. Readings on the development of children, v. 2, n. 1, p. 37-43, 1994.

BROOKER, Liz; SIRAJ-BLATCHFORD, John. ‘Click on Miaow!’: how children of three and four years experience the nursery computer. Contemporary Issues in Early Childhood, v. 3, n. 2, p. 251-273, 2002.

BROWN, Ari; SHIFRIN, Donald L.; HILL, David L. Beyond ‘turn it off’: How to advise families on media use. AAP News, v. 36, n. 10, p. 54-54, 2015.

COLL, C; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CREIGHTON, Susan; SZYMKOWIAK, Andrea. The effects of cooperative and competitive games on classroom interaction frequencies. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 140, p. 155-163, 2014.

DRUSSELL, J. Social Networking and Interpersonal Communication and Conflict Resolution Skills among College Freshmen. St. Catherine University, 2012. Disponível em: <http://sophia.stkate.edu/msw_papers/21>. Acesso em: Jun 2018.

EY, L.A.; CUPIT, C. G. Exploring young children’s understanding of risks associated with Internet usage and their concepts of management strategies. Journal of Early Childhood Research, v. 9, n. 1, 2011.

GIEDD, J. N. The digital revolution and adolescent brain evolution. Journal of Adolescent Health, v.51, p. 101–105, 2012.

HOLT, S., YUILL, N. Tablets for two: How dual tablets can facilitate other-awareness and communication in learning disabled children with autism. International Journal of Child-Computer Interaction, v. 11, p. 72–82, 2017.

KNAPP, M. L, HALL, J. A. Nonverbal communication in human interaction (Seventh.). Boston, MA: Wadsworth Cengage Learning, 2010.

KNAUL, Ana Paula. Novos letramentos na escola: uma análise da integração do tablet às práticas pedagógicas no Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. 2015.

LAWRENCE, Sandra M. Preschool children and iPads: Observations of social interactions during digital play. Early Education and Development, v. 29, n. 2, p. 207-228, 2018.

LIVINGSTONE, S. et. al. In their own words: What bothers children online? London, UK: EU Kids Online. 2013.

LIVINGSTONE, S. EU Kids Online: Findings, methods, recommendations. 2014. Disponível em: http://lsedesignunit.com/EUKidsOnline/. Acesso em: 02 Jun 2018.

MENEGUZZO, Lorivane Aparecida. O brincar na educação infantil: a influência das tecnologias digitais móveis no contexto da brincadeira. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Caxias Do Sul: Caxias do Sul, 2014.

OKOLI, C. A guide to conducting a standalone systematic literature review. Communications of the Association for Information Systems, v.37, p. 1-33, 2015.

REYNOLDS-BLANKENSHIP, Tara Lynn. An action research study investigating children's use of an iPad during free play in a kindergarten classroom: An exploration of teaching pedagogy and children's learning, social interactions, and digital literacy. Tese de Doutorado. Texas Woman s University, 2013.

ROCCA, Cristina C. A., POLISEL, Adriana F., MATTOS, Karen M. G., SILVA, Maria Cecília F. Habilidade sociais. In: MALLOY-DINIZ, Leandro F. et al. Avaliação neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2010.

RUBIN, K. H., ROSE-KRASNOR, L. Interpersonal problem solving and social competence in children. In V. B. Van Hasselt & M. Hersen (Eds.), Perspectives in developmental psychology. Handbook of social development: A lifespan perspective (pp. 283-323). New York, NY, US: Plenum Press. 1992.

SAKR, Mona; KUCIRKOVA, Natalia. Parent-child moments of meeting in art-making with collage, iPad, Tuxpaint and crayons. International Journal of Education & the Arts, v. 18, n. 2, 2017.

SAMPAIO; MANCINI. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. fisioter, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007.

SANTISARUN, P.; BOONKRONG, S. Social network monitoring application for parents with children under thirteen. In: Knowledge and Smart Technology (KST), 7th International Conference on, 2015. p. 75-80.

SCHRAMM, W. The nature of communication between humans. In W.Schramm & D.F. Roberts (Eds.). The process and effects of mass communication. Urbana: University of Illinois Press, 1971. p. 3-53.

TOPPER, Christin. Parental Perception of Mobile Device Usage in Children and Social Competency. Tese de Doutorado. EUA: Walden University. 2017.

TSCHOLL, Michael; LINDGREN, Robb. Empowering digital interactions with real world conversation. TechTrends, v. 58, n. 1, p. 56-63, 2014.

UHLS, Y. T., MICHIKYAN, M., MORRIS, J., GARCIA, D., SMALL, G. W., ZGOUROU, E., GREENFIELD, P. M. Five days at outdoor education camp without screens improves preteen skills with nonverbal emotion cues. Computers in Human Behavior, v. 39, p. 387–392, 2014.

VOKATIS, Barbara M. Meaning Making with an iPad: A Case Study of One Child's Engagement with iPad Applications within Her Family Activity System. Albany: State University of New York, 2014.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar

Ramos, D. K., & Knaul, A. P. (2020). O uso das tecnologias digitais na infância pode influenciar nos modos de interação social? Evidências de uma revisão sistemática de literatura. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 159–187. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.3818