Uso da ferramenta digital autodraw nas aulas de língua inglesa: uma experiência com o blended learning

Visualizações: 767

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3846

Palavras-chave:

Ensino de Inglês. Blended learning. Autodraw.

Resumo

Na era de velocidade da informação, os cursos na modalidade a distância têm sido cada vez mais atrativos. Porém, é notável que nem todos que desejam ingressar em uma educação a distância estão realmente preparados para ela. Para desenvolver a habilidade para o uso competente da tecnologia na vida escolar, profissional e até mesmo social, é preciso preparar as crianças e adolescentes que ocupam as salas de aula atualmente para um ensino cada vez mais independente e descentralizado. Este estudo busca discutir os resultados da inserção do recurso tecnológico autodraw no ensino de Língua Inglesa em dois contextos diferentes com crianças da mesma idade. Para isso, foram selecionados os tipos de pesquisa bibliográfica, de campo e analítica. Comparando os dados é possível perceber que independentemente da quantidade de estudantes em sala ou do conhecimento prévio dos alunos sobre o idioma esta ferramenta pode motivar os alunos a aprender e participar das aulas bem como ser um método interessante de ensinar. A partir do desenho online foi possível avaliar a aquisição de vocabulário pelas crianças bem como a produção oral do conteúdo aprendido.

Biografia do Autor

Alessandra Dutra, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, lotada no departamento de Ciências Humanas da Universidade Tecnológica Fedreal do Paraná - UTFPR, campus de Londrina; docente professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza e Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da UTFPR.

Ingrid Benites Guntendorfer Rodrigues, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora de Língua Inglesa e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Referências

BAUER, G.; LIMA, R; LAMBERT, J. C.G. Representação e interpretação da noção de L1, L2, LE e troca de código em desenhos de crianças multilíngues. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, Florianópolis, 2013.

COELHO, M. L. A evasão nos cursos de formação continuada de professores universitários na modalidade de educação a distância via internet. Universidade Federal de Minas Gerais, 2002. Disponível em: < http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/textos_ead/626/2004/12/a_evasao_nos_cursos_de_formacao_continuada_de_professores_universitarios_na_modalidade_de_educacao_a_distancia_via_internet_> Acesso em 21 abr. 2018.

CORREA, H. T.; DIAS, D. R. Multiletramentos e usos das tecnologias digitais da informação e comunicação com alunos de cursos técnicos. Trab. linguist. apl., Campinas, v. 55, n. 2, p. 241-262, 2016.

DARIDO, S. C. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2004.

DOURADO, Irismar et al. Uso das TIC no Ensino de Ciências na Educação Básica: uma Experiência Didática. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 15, 2015.

FERREIRA, J. B. et al. A disseminação da aprendizagem com mobilidade (M-learning). Revista de Informação, v. 13, n. 4, 2012.

GARRISON, D. R.; KANUKA, H. “Blended learning: Uncovering its transformative potential in higher education”. In: The Internet and Higher Education. p. 95-105. 2004.

GONZALES, J. 6 ED Tech tools to try in 2018. Disponível em: < https://www.cultofpedagogy.com/6-tech-tools-2018/> acesso em 03 maio 2018.

MARCELINO, Roderval et al. Utilização de mundos virtuais 3D para a Educação básica. In: Proceedings of International Conference on Interactive Computer aided Blended Learning, p. 159-166, 2013.

OLIVEIRA, A. P.; CAVALCANTE, I. F.; GONÇALVES, R. S. O processo de evasão (ou desistência) no curso de Licenciatura em Letras espanhol ofertado pelo campus EaD-IFRN: causas possíveis, SIED: EnPED- Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2012.

SCHWARZ, M. L.; SEVEGNANI, L.; ANDRÉ, P. Representações da Mata Atlântica e de sua biodiversidade por meio dos desenhos infantis. Ciência & Educação, v. 13, n. 3, p. 369-388, 2007.

TEXAS STATES UNIVERSITY. Hybrid Course Development. 2018. Disponível em:<http://www.its.txstate.edu/departments/lxd/hybrid-course-development.html>. Acesso em: 20 abr. 2018.

Downloads

Publicado

15-10-2019

Como Citar

Dutra, A., & Rodrigues, I. B. G. (2019). Uso da ferramenta digital autodraw nas aulas de língua inglesa: uma experiência com o blended learning. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(29), 271–287. https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3846