Educação financeira e sustentabilidade na formação inicial dos futuros professores de matemática

Visualizações: 1279

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.3865

Resumo

Este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a investigar as percepções dos licenciandos em matemática, de uma universidade no estado do Rio Grande do Sul, sobre as relações do tema educação financeira com consumo consciente e sustentável. Foram utilizados questionário, orçamento financeiro, gravação/filmagem do debate em sala de aula e fórum de discussões do ambiente virtual como instrumentos de coleta de dados. Os dados produzidos foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo duas categorias: a) Consumo consciente e desenvolvimento do pensamento crítico e; b) Educação financeira e sustentabilidade. Por meio deste estudo, conclui-se que a maioria dos alunos envolvidos na pesquisa acredita que a educação financeira está relacionada ao gerenciamento de renda, ao consumo consciente e sustentável de forma a aumentar a qualidade vida. O tema possibilitou discussões tanto em sala de aula como no fórum do ambiente virtual, fortalecendo o desenvolvimento do espírito crítico e os processos de ensino e de aprendizagem, contribuindo dessa maneira na formação inicial dos futuros professores da educação básica e/ou ensino superior.

Palavras-chave: Educação Financeira; Sustentabilidade; Ensino; Formação Inicial.

Biografia do Autor

Patricia Franzoni, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestra em Economia (UFPB/ João Pessoa, PB, Brasil), Doutoranda em Ensino (UNIVATES, Lajeado, RS, Brasil), Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES), Professora de Economia (FURG, Rio Grande, RS, Brasil), Email: patriciafranzoni@furg.br.

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutora em Educação (UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil), Bolsista de Produtividade de Pesquisa (CNPq – Nível 2), Professora da Graduação em Matemática e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Ensino e Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências Exatas – UNIVATES, Lajeado, RS, Brasil), Email: mtquartieri@univates.br.

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar

Franzoni, P., & Quartieri, M. T. (2020). Educação financeira e sustentabilidade na formação inicial dos futuros professores de matemática. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 188–212. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.3865

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)