Educação financeira e sustentabilidade na formação inicial dos futuros professores de matemática
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https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.3865Resumo
Este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a investigar as percepções dos licenciandos em matemática, de uma universidade no estado do Rio Grande do Sul, sobre as relações do tema educação financeira com consumo consciente e sustentável. Foram utilizados questionário, orçamento financeiro, gravação/filmagem do debate em sala de aula e fórum de discussões do ambiente virtual como instrumentos de coleta de dados. Os dados produzidos foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo duas categorias: a) Consumo consciente e desenvolvimento do pensamento crítico e; b) Educação financeira e sustentabilidade. Por meio deste estudo, conclui-se que a maioria dos alunos envolvidos na pesquisa acredita que a educação financeira está relacionada ao gerenciamento de renda, ao consumo consciente e sustentável de forma a aumentar a qualidade vida. O tema possibilitou discussões tanto em sala de aula como no fórum do ambiente virtual, fortalecendo o desenvolvimento do espírito crítico e os processos de ensino e de aprendizagem, contribuindo dessa maneira na formação inicial dos futuros professores da educação básica e/ou ensino superior.
Palavras-chave: Educação Financeira; Sustentabilidade; Ensino; Formação Inicial.
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