Um estudo com futuras pedagogas: análise de duas situações envolvendo os significados da divisão

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3891

Palavras-chave:

Formação Inicial. Grupos de Estudo. Conhecimento Profissional Docente. Significados da Divisão.

Resumo

O propósito desta investigação é analisar o conhecimento profissional docente de futuras professoras na fase inicial dos estudos em grupo. Para tanto, se constituiu um grupo na própria universidade na qual as participantes estudavam que buscou discutir e refletir questões relacionadas aos significados da divisão e seu ensino. A coleta de dados se deu por meio da análise das respostas apresentadas a um caso de ensino que solicitava a análise de resultados apresentados por alunos quando resolviam situações de partilha e quota. Esta investigação está apoiada em Ball, Thames e Phelps que categorizam os conhecimentos necessários para o ensino da Matemática. As respostas dadas pelas participantes nessa primeira sessão de estudos revelaram que apesar de evidenciarem possuir o Conhecimento Comum da divisão quando se utilizaram corretamente dessa operação para resolver as situações propostas e quando representaram corretamente o agrupamento e a partilha, notou-se que elas não conseguiam argumentar sobre as diferentes ideias envolvidas nos dois significados da divisão – Conhecimento Especializado da divisão. Nesse contexto, ficou notória a necessidade de se propor outros casos de ensino durante os estudos desse grupo que permitissem a aos participantes discutir e refletir sobre o ensino da divisão partir da articulação da teoria e prática.

Biografia do Autor

Verônica Morais Cartoce, Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera São Paulo e coordenadora e professora do curso de Pedagogia da Anhanguera de Taboão da Serra

Angelica da Fontoura Garcia Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo

Professora do curso de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo. Doutora em Educação Matemática pela PUC- SP

Edvonete Souza de Alencar, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora da Universidade Federal da Grande Dourados, doutora pela PUC- SP e mestre pela Unian

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Publicado

17-07-2020

Como Citar

Cartoce, V. M., Garcia Silva, A. da F., & Alencar, E. S. de. (2020). Um estudo com futuras pedagogas: análise de duas situações envolvendo os significados da divisão. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(30), 176–198. https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3891