Educação e Promoção da Saúde no Contexto do Ensino Médio. A Hipertensão Arterial como Tema Exploratório

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3893

Palavras-chave:

Educação em saúde, promoção da saúde, ensino médio, adolescente, estudantes

Resumo

Partindo do pressuposto de que educação em saúde é também papel da educação formal, tomamos como modelo exploratório a hipertensão arterial. A doença é muito prevalente em adultos, mas já acomete 12 a 16% dos alunos do ensino médio. A longo prazo a hipertensão tem graves consequências pessoais, para a saúde pública e para a sociedade. Como os fatores predisponentes da hipertensão já estão presentes na adolescência, o objetivo do estudo foi identificar o conhecimento que os jovens do ensino médio têm sobre a hipertensão e que estratégias propõem para a sua prevenção e promoção da saúde. Realizamos grupos focais com alunos de três escolas (duas públicas) no interior do Estado de São Paulo. Os jovens têm conhecimento parcial das causas e consequências da hipertensão e trazem sugestões criativas para sua prevenção e a promoção da saúde.  A educação em saúde e a prevenção de doenças prevalentes pode ser feita no ensino médio e os estudantes estão motivados a participar ativamente desse processo educativo

Biografia do Autor

Luciana Canabarro, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, campus Sorocaba-SP

Bióloga, Assistente de Laboratório e Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP. Mestre em Educação nas Profissões da Saúde, PUC-SP.

Raquel Aparecida de Oliveira, Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, campus Sorocaba-SP. Professora Assistente Doutora do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências a-SP

Enfermeira, Doutora pela USP (Enfermagem em Saúde Pública), Professora Assistente Doutora do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências a-SP.

Fernando Antonio Almeida, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, campus Sorocaba-SP

Professor Titular do Departamento de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Sáude da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, campus Sorocaba-SP

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Publicado

24-12-2020

Como Citar

Canabarro, L., Oliveira, R. A. de, & Almeida, F. A. (2020). Educação e Promoção da Saúde no Contexto do Ensino Médio. A Hipertensão Arterial como Tema Exploratório. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 303–323. https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3893