Uma teoria é um modo de ver: considerações sobre as especificidades do teórico na construção do conhecimento

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DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3901

Resumo

Este artigo parte da idéia central de que as teorias são visões de mundo, e a partir daí desenvolver uma reflexão acerca da distinção entre Teoria e Metodologia, visando o benefício que reflexões como esta podem ter tanto para as pesquisas científicas e na elaboração de textos nas Ciências Humanas, como para a Educação de modo geral. A principal intenção do artigo é trazer uma contribuição para alunos e professores dos campos de conhecimento relacionados às ciências sociais e humanas, oferecendo algumas sugestões práticas e meios para o entendimento e o esclarecimento sobre aspectos relacionados à Teoria e à Metodologia

Biografia do Autor

José D'Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, nos cursos de graduação e pós-graduação em História. Professor Permanente do Programa da Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense

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Publicado

15-10-2019

Como Citar

Barros, J. D. (2019). Uma teoria é um modo de ver: considerações sobre as especificidades do teórico na construção do conhecimento. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(29), 28–57. https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3901