As potencialidades das tecnologias de informação e comunicação para a área das ciências da natureza: uma investigação em periódicos da área

Visualizações: 1563

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3932

Palavras-chave:

Tecnologias. Ciências da Natureza. Anos Iniciais. Ensino-aprendizagem.

Resumo

Esta pesquisa tem como finalidade apresentar uma investigação acerca da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Ciências da Natureza no início do processo de escolarização. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica para elucidar pesquisas relacionadas a essa temática, assim como identificar como estas são utilizadas no início do processo de escolarização, pontuando vantagens e limitações quanto à utilização destes recursos, averiguando se há a predominância de uma área do conhecimento. Dando prosseguimento as atividades, foi realizado um agrupamento dos artigos selecionados em unidades temáticas, com o intuito de propiciar discussões aprofundadas sobre estes. Nessa perspectiva, constatou-se que as propostas pedagógicas permeadas pela utilização das TICs propiciam a dinamização dos processos de ensino e aprendizagem, em decorrência de uma série de contribuições, bem como fomentam os processos tanto de interação quanto do diálogo e colaboração entre os indivíduos envolvidos nesse processo. No entanto, sugere-se cursos de formação para professores da área de Ciências da Natureza, com intuito de capacitá-los frente ao uso das tecnologias em sua prática docente, pois se evidenciou um maior número de pesquisas desenvolvidas à luz da temática no ensino de Matemática.

Referências

AGUIAR, M. B.; BASSO, M. V. A. Investigação sobre as visões de um grupo de professoras acerca do uso das tecnologias em sala de aula para ensino de matemática: um olhar para a formação das pedagogas e as formas de utilização da tecnologia em seu fazer docente. RENOTE, v. 16, n. 2, 2018.

BAIRRAL, M. A.; DE ASSIS, A. R.; DA SILVA, B. C. C. Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 4, 2015.

BEDIN, E. A emersão da interdisciplinaridade no ensino médio politécnico: relações que se estabelecem de forma colaborativa na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem à luz das tecnologias de informação e comunicação. 2015. 512 f. Tese (Tese de Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2015.

BEDIN, E. Aprendizagem Colaborativa, Troca deSaberes e Redes Sociais: tríade na Educação Básica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 2, 2017.

BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. Tecnologias no Ensino de Química: Uma Avaliação Neurocientífica para os Processos de Ensino e Aprendizagem. Revista Debates em Ensino de Química, v. 2, n. 1, p. 31-40, 2016.

BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. Atividade Interdisciplinar de Cunho Tecnológico na Educação Básica/Activity Interdisciplinary of Form Technological in the Basic Education. Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho), v. 14, n. 2, p. 68-85, 2017.

BORBA, M. C.; OECHSLER, V. Tecnologias na educação: o uso dos vídeos em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, 2018.

BORGES, K. et al. Possibilidades e desafios de um Espaço Maker com objetivos educacionais. Tecnologia Educacional, v. 1, p. 22-32, 2015.

BRASERO, T. C.; VALENCIA, L. P. S. EnseñAPP: Aplicación Educativa de Realidad Aumentada para el Primer ciclo de Educación Primaria. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 21, p. e01, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Para saber mais sobre o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Brasília, 2015

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília,

MEC/CONSED/UNDIME, 2018.

CALEGARI, P.; SANTOS, T. N. dos; POZZEBON, E.; FRIGO, L. B. Utilizando A Robótica Para O Ensino De Lógica Computacional Com Crianças Do Ensino Fundamental. Novas Tecnologias na Educação, v.13, n.2, 2015.

CARVALHO, D. A. C.; LIMA, M. R. de. Formação de professores para o uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação: uma visão dos marcos legais contextualizada nos cursos da UFSJ. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, 2019.

CARVALHO, D; BUENO, C. J. S.; PEDRO, K. M.; SILVA, E. G. Estudo sobre eficácia da aplicação de um objeto de aprendizagem com alunos do ensino fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, 2018.

CRUZ, R. P. da; BACELLAR, T. M.; QUARTIERI, M. T. Uso educacional de tablets para ensinar matemática nos anos iniciais– Formação continuada. Revista Tecnologias na Educação, v.18, n.1, 2018.

DIAS, C. F. B.; JUNIOR, G. S. Ensino de estatística e tecnologias da informação e comunicação: entre a docência e o desenvolvimento de recursos tecnológicos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 1, 2016.

DRAGO, V. S. R.; MORAES, C. F. B.; COSTA, C. S. A tecnologia nos anos iniciais: novas possibilidades de aprendizagem a partir do gênero contos de fadas. Revista Tecnologias na Educação. 2018.

FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica CTS: uma proposta de trabalho diante dos artefatos tecnológicos que norteiam o cotidiano dos alunos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 1, p. 77-105, 2016.

FERREIRA, M. S.; REHFELDT, M. J. H.; SILVA, J. S. da. Possibilidades para o uso pedagógico do vídeo no ciclo de alfabetização. 2017.

FREITAS, K. O.; BARIN, C. S. Formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: potencialidades e desafios do uso pedagógico das TIC. RENOTE, v. 12, n. 2, 2014.

GALVÃO, R. M.; MARTINS, N.; FRANCO, S. A. P. Artefatos digitais e leitura crítica: formação para a atuação docente. Tecnologia Educacional [on line], Rio de Janeiro, n. 216, p. 33-41, 2017.

GLIZT, F. R. O. et al. O pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental. RENOTE, v. 15, n. 2. 2017.

KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Criação de jogos digitais na perspectiva de introdução à Modelagem Matemática nos anos iniciais. Revista Thema, v. 15, n. 4, p. 1538-1548, 2018.

KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Uso Do Ambiente Code.Org Para Ensino De Programação No Ensino Fundamental I - Uma Experiência No Desafio Hora Do Código. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista. 2019.

LEANDRO, E. G.; BATISTA, A. J.L.; IZÁ, S. E.; OLIVEIRA, A. C. O Processo de Criação de um Software para o Ensino e a Aprendizagem de Cálculos Aritméticos no Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, 2016.

LEONEL, A. A. et al. A formação de professores na perspectiva da mídia educação. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, vol. 9, n. 1, 2019.

LIMA, R. S.; FRANCO, M. H. I.; BERTAGNOLLI, S. C. Jogo educacional digital: Alfabetização na sala de recursos multifuncionais. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 1, 2018.

LOTTHAMMER, K. S. et al. Integração de tecnologias digitais na educação: desenvolvimento de MOOC para formação continuada de docentes. Revista Tecnologias na Educação. Ano 09. Vol.23. 2017.

MACHADO, E. F.; DA SILVA, S. C. R.; BASNIAK, M. I.; MIQUELIN, A. F. APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n.1, 2019.

MARIA, S. A. A.; MANTOVANI, A. M.; SARMENTO, D. F. Hiperhistória para auxiliar a criança do 2º ano do ensino fundamental em seu processo de ortografização. RENOTE, v. 7, n. 1. 2009.

MARTINS, E. F.; BASSO, M. V. A. Concepção de Objetos Digitais de Aprendizagem para Combinatória nos Anos Iniciais. RENOTE, v. 16, n. 1. 2018.

MELQUES, P. M. et al. O Ensino De Ciências Naturais Nas Séries Iniciais Do Ensino Fundamental: Uma Estratégia De Ensino Utilizando Objetos Educacionais. RENOTE, v. 9, n. 2, 2011.

MOMBACH, C. O uso do computador na sala de aula de língua estrangeira: desafios e propostas. EntreVer-Revista das Licenciaturas, v. 3, n. 5, p. 25-40, 2013.

MONZON, L. W.; DE AZEVEDO BASSO, M. V. Prospecção de Pesquisas sobre o uso de Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento do Pensamento Geométrico Espacial. RENOTE, v. 16, n. 1. 2018

MORAN, J. M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Editora Papirus, 21ª Ed, 2013.

MOURA, R. A. T. Estudo de viabilidade técnica e pedagógica de aprendizagem por dispositivos multiplataforma. Tecnologia Educacional [on line], Rio de Janeiro, n. 216, p. 72-83, 2017.

OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Investigações em ensino de ciências, v. 5, n. 1, p. 23-48, 2016.

PEREIRA, L. L. Softwares educativos: uma proposta de recurso pedagógico para o trabalho de reforço das habilidades de leitura e escrita com alunos dos anos iniciais. 2009.

PINHEIRO, M. R. G. Desafios e perspectivas na inclusão das TIC’s como instrumento didático no ensino de conceitos científicos nas séries iniciais do ensino fundamental. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA, Boa Vista Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da Universidade Estadual de Roraima, 2014.

RADAELLI, M. R. R.; FRUET, F. S. O. Processo ensino-aprendizagem e interação entre alunos e professores potencializados pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação. RENOTE, v. 9, n. 1. 2011.

RIBEIRO, A. C. R.; ALCALDE, B. F. K.; BEHAR, P. A. Explorando a interatividade no Planeta ROODA 2.0. RENOTE, v. 8, n. 3. 2010.

ROMA, N. S. S. de; LOPES, M. C. Estratégias de ensino-aprendizagem com base em tecnologias digitais: uma análise com professores e coordenadores pedagógicos dos anos iniciais. RENOTE, v. 14, n. 2. 2016

ROSA, C. T. W.; DARROZ, L. M.; MINOSSO, F. B. Alfabetização científica e ensino de ciências nos anos iniciais: concepções e ações dos professores. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, 2019.

SANTIN, M. M.; SILVA, J. A. da; BOTELHO, S. S. C. Artefatos educacionais com memória cinética Topobo: uma abordagem para o currículo dos anos iniciais. 2012.

SANTOS, D. C. P.; FURTADO, C. C. Recursos tecnológicos na literatura infantil. 2017.

SCAICO, P. D. et al. Um relato de experiências de estagiários da licenciatura em computaçao com o ensino de computaçao para crianças. RENOTE, v. 10, n. 3, 2012.

SILVA, J. B. Políticas de formação continuada aos professores dos anos iniciais de mato grosso para o uso pedagógico das tecnologias digitais no ensino de ciências. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Instituição de ensino: Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres Biblioteca Depositária: UNEMAT, 2017.

SKALEE, A. A. et al. Fredi no Mundo da Reciclagem: Jogo Educacional Digital para Conscientização da Importância da Reciclagem. RENOTE, v. 15, n. 1, 2017.

SOBREIRA, E. S. R. Tecnologias digitais no ensino de ciências para crianças: autoria e interações em uma proposta educativa explorando o tema energia. Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática Instituição de Ensino: Universidade Estadual de Campinas, Campinas Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da Unicamp, 2017.

TAVARES, M. R. N.; BERTAGNOLLI, S. C.; AMARAL, J.C. S. R. Elaboração de um repositório para a disponibilização de objetos de aprendizagem com foco nos anos iniciais do ensino fundamental. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 1, 2016.

VESTENA, R. F.; SCREMIN, G.; CANTO-DOROW, T. S. Ensino de Ciências e histórias infantis: uma proposta para os anos iniciais. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 1, 2016.

VITAL, J. E.; DE MENDONÇA, P. C. Jogos na sala de aula: como eles podem ajudar a desenvolver habilidades e conhecimentos matemáticos. ASSOCIE-SE À ABT, p. 86. 2018

VIVAS-FERNANDEZ, L.; SÁEZ-LÓPEZ, J. M.. Integración de la robótica educativa en Educación Primaria. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa-RELATEC, v. 18, n. 1, p. 107-129, 2019.

ZACCARON, A. B. M. et al. Uso Pedagógico das Tecnologias Digitais: do Fazer ao Compreender. RENOTE, v. 10, n. 3. 2012.

Downloads

Publicado

17-07-2020

Como Citar

Kurz, D. L., & Bedin, E. (2020). As potencialidades das tecnologias de informação e comunicação para a área das ciências da natureza: uma investigação em periódicos da área. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(30), 199–220. https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3932