As potencialidades das tecnologias de informação e comunicação para a área das ciências da natureza: uma investigação em periódicos da área

Débora Luana Kurz, Everton Bedin

Resumo


Esta pesquisa tem como finalidade apresentar uma investigação acerca da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Ciências da Natureza no início do processo de escolarização. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica para elucidar pesquisas relacionadas a essa temática, assim como identificar como estas são utilizadas no início do processo de escolarização, pontuando vantagens e limitações quanto à utilização destes recursos, averiguando se há a predominância de uma área do conhecimento. Dando prosseguimento as atividades, foi realizado um agrupamento dos artigos selecionados em unidades temáticas, com o intuito de propiciar discussões aprofundadas sobre estes. Nessa perspectiva, constatou-se que as propostas pedagógicas permeadas pela utilização das TICs propiciam a dinamização dos processos de ensino e aprendizagem, em decorrência de uma série de contribuições, bem como fomentam os processos tanto de interação quanto do diálogo e colaboração entre os indivíduos envolvidos nesse processo. No entanto, sugere-se cursos de formação para professores da área de Ciências da Natureza, com intuito de capacitá-los frente ao uso das tecnologias em sua prática docente, pois se evidenciou um maior número de pesquisas desenvolvidas à luz da temática no ensino de Matemática.

Palavras-chave


Tecnologias. Ciências da Natureza. Anos Iniciais. Ensino-aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3932

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