O impresso movimento da UNE e o debate sobre a alfabetização no Brasil

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3970

Palavras-chave:

União Nacional dos Estudantes. Imprensa Estudantil. Revista Movimento. Alfabetização.

Resumo

Durante os anos iniciais da década de 1960 a União Nacional dos Estudantes (UNE), enquanto força progressista, atuou no cenário político brasileiro em prol de reformas estruturais que promoveriam o desenvolvimento nacional e a emancipação econômica do país. Nesse contexto a entidade universitária produziu a revista Movimento, procurando divulgar as principais ideias da intelectualidade progressista e, consequentemente, politizar a massa estudantil sobre a realidade nacional. A fim de trazer à tona um dos temas mais abordados no impresso, este artigo objetiva examinar como a questão da alfabetização foi expressa nas páginas do periódico, edições de 1962 e 1963. Por meio do referencial teórico-metodológico do materialismo histórico dialético buscamos identificar qual era o entendimento da UNE sobre o problema do analfabetismo e a relação entre essa forma de consciência e as condições históricas do Brasil naquele período. Observamos que a temática teve destaque na revista por fazer parte das principais mobilizações estudantis na época, uma vez que a alfabetização era uma das condições fundamentais para a consolidação da democracia e do progresso da nação, segundo o pensamento progressista.

Biografia do Autor

Carla Michele Ramos Torres, Instituto Federal do Paraná - Campus Irati

Docente de História do Instituto Federal do Paraná - Campus Irati. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisadora do Grupo Histedbr-Campos Gerais. 

Maria Isabel Moura Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG, PR. Doutora em Educação pela UNICAMP - SP. Coordenadora do Grupo HISTEDBR - Campos Gerais. Professora Produtividade CNPq.

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Publicado

15-10-2019

Como Citar

Torres, C. M. R., & Nascimento, M. I. M. (2019). O impresso movimento da UNE e o debate sobre a alfabetização no Brasil. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(29), 77–101. https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3970