Financeirização do capital no ensino superior privado com fins lucrativos no Brasil: o caso da Anhanguera (2007-2013)
Visualizações: 800DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3985Palavras-chave:
Anhanguera. Educação. Ensino Superior Privado com Fins Lucrativos. Financeirização do Capital. Bolsa de Valores.Resumo
O texto tem como objetivo principal discutir a financeirização do capital no ensino superior privado com fins lucrativos no Brasil, de 2007 a 2013, por meio do estudo da Anhanguera. Esse fenômeno se insere num processo mais amplo de financeirização do capital em nível mundial, nos últimos 50 anos, dirigido principalmente por países como os EUA e a Inglaterra. Para viabilizar o trabalho, realizou-se uma análise qualitativa, com a seleção de livros, teses acadêmicas, artigos publicados em periódicos, a legislação pertinente à discussão, e os documentos da empresa. A análise crítica conduziu a construção textual. Assim, pelas análises dos dados operacionais e financeiros foi possível perceber o destacado crescimento para a companhia. Por meio de parcerias importantes, tais quais aquelas realizadas com os Fundos de Equidade Privada, o Fundo Público, as fusões e aquisições, seu público consumidor, junto com o sucesso na gestão corporativa, ocorreu a quase constante valorização de suas ações na bolsa de valores, num breve espaço de tempo. Por fim, em 2014, deu-se a fusão da Anhanguera com a Kroton, ao permitir a constituição da maior empresa educacional do planeta.
Referências
AGUIAR, V. Ampliação e diversificação do acesso no ensino superior: a formação do sistema de massa no setor privado (1995-2010). 224p. Tese (Curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2013.
ALMEIDA, W. M. ProUni sob balanço: avanços e limites à luz de experiências estudantis na cidade de São Paulo. In: MARINGONI. Gilberto. O negócio da educação: a aventura das universidades privadas na terra do capitalismo sem risco. São Paulo: Olho D’Água/FEPESP, 2017, p. 115-127.
AMARAL, N. C. O financiamento das universidades brasileiras e as assimetrias regionais: um estudo sobre o custo do aluno. In: CHAVES, V. L. J. C.; SILVA JÚNIOR. J. dos R. (Orgs.). Educação Superior no Brasil e Diversidade Regional. Belém-PA: Editora Universitária UFPA, 2008b, p. 127-152.
ANHANGUERA. Demonstrações financeiras padronizadas para o ano de 2007. 2008, 90p. Disponível em: <http://www.anhanguera.com/ri/>. Acesso: 29 mai. 2014.
ANHANGUERA. Demonstrações financeiras padronizadas para o ano de 2008. 2009, 107p. Disponível em: <http://www.anhanguera.com/ri/>. Acesso: 11 jun. 2014.
ANHANGUERA. Demonstrações financeiras padronizadas para o ano de 2009. 2010, 124p. Disponível em: <http://www.anhanguera.com/ri/>. Acesso: 11 jun. 2014.
ANHANGUERA. Formulário de referência para o ano de 2010. 2011, 468p. Disponível em: <http://www.anhanguera.com/ri/>. Acesso: 11 jun. 2014.
ANHANGUERA. Formulário de referência para o ano de 2011. 2012, 558p. Disponível em: <http://www.anhanguera.com/ri/>. Acesso: 11 jun. 2014.
ANHANGUERA. Formulário de referência para o ano de 2012. 2013, 729p. Disponível em: <http://www.anhanguera.com/ri/>. Acesso: 11 jun. 2014.
ANHANGUERA. Formulário de referência para o ano de 2013. 2014, 432p. Disponível em: <http://www.anhanguera.com/ri/>. Acesso: 20 jan. 2015.
ÁVILA, S. F. O. Mercantilização do ensino superior: as consequências das mudanças produtivas para os docentes de ensino superior. 251p. Tese (Curso de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
BARREYRO, G. B.; ROTHEN, J. C. Avaliação da educação superior como política pública. In: ROTHEN, J. C.; BARREYRO, G. B. (Orgs.). Avaliação da educação: diferentes abordagens críticas. São Paulo: Xamã, 2011, p 75-87.
CARVALHO, C. H. A. Uma análise crítica do financiamento do PROUNI: instrumento de estímulo à iniciativa privada e/ou democratização do acesso à educação superior? 34ª Reunião Anual da ANPED, Natal, 2011, p. 1-20. Disponível em: . Acesso em: 07 abr. 2013.
CARVALHO, D. Bolsa de valores - A resistência das empresas - Ainda é pequeno número de empresas de capital aberto. Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), ano 7, Edição 58, fev. 2010, p. 1-5. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=1271:reportagens-materias&Itemid=39>. Acesso em: 20 set. 2011.
COSTA, F. L. O. Políticas Públicas, expansão do ensino superior privado lucrativo e financeirização do capital no Brasil: o caso da Kroton Educacional S.A. Cad. Pesq., São Luís, v. 25, n. 4, out./dez. 2018.
KROTON. Relatório Anual de 2014. 2015, 290p. Disponível em: <http://www.kroton.com.br/ri/>. Acesso: 12 jun. 2017.
MORETTI, D. M. A compatibilidade entre a lógica econômica e o ensino superior, após a Constituição Federal de 1988: o caso da Anhanguera Educacional Participações S.A.. 395p. Dissertação (Curso de Pós-Graduação em Direito) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
NAPOLITANO, C. Os tortuosos caminhos de uma mina de dinheiro. In: MARINGONI. Gilberto. O negócio da educação: a aventura das universidades privadas na terra do capitalismo sem risco. São Paulo: Olho D’Água/FEPESP, 2017, p. 11-26.
POLIZEL, C.; STEINBERG, H. Governança corporativa na educação superior: casos práticos de instituições privadas (com e sem fins lucrativos). São Paulo: Saraiva, 2013, 146p.
SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2008a, 112p.
SGUISSARDI, V. Universidade brasileira no século XXI: desafios do presente. São Paulo: Cortez, 2009, 341p.
SGUISSARDI, V. Estudo Diagnóstico da Política de Expansão da (e Acesso à) Educação Superior no Brasil – 2002-2012. Brasília: Edital N. 051/2014 SESU; Projeto de Organismo Internacional – OEI; Projeto OEI/BRA/10/002, 2014.
VALE, A. A. As faculdades privadas não fazem pesquisa porque na querem jogar dinheiro fora”: a trajetória da Estácio de Sá da filantropia ao mercado financeiro. 325p. Tese (Curso de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.