Formação inicial e continuada de docentes: contribuições de um curso de formação sobre educação inclusiva

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.4023

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Formação Inicial e Continuada. Curso de Formação. Deficiência Visual.

Resumo

A inclusão escolar e social de todos é imprescindível. Porém, muitas vezes nos deparamos com grandes desafios relacionados a isso, assim, sempre devemos buscar conhecimentos e informação para aprimorar nossa formação. Neste sentido, o intuito desse trabalho foi verificar se as expectativas dos professores em formação inicial e continuada participantes de um curso de formação foram alcançadas e quais as contribuições do curso para estes, bem como, analisar os conhecimentos desses sujeitos sobre inclusão e tópicos relacionados a esse assunto. Os dados dos questionários inicial e final foram analisados por meio da metodologia de Análise Textual Discursiva. Com a análise dos resultados, podemos verificar que os professores percebem a importância da inclusão e o quanto um curso de formação pode contribuir para a formação tanto de professores em formação inicial quanto continuada. Assim, esse tema e outros relacionados precisam ser cada vez mais explorados para aprimorar os conhecimentos e ampliar as possibilidades de abordar assuntos referentes à educação inclusiva.

Biografia do Autor

Valesca Vargas Vargas Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação em Ciência na Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Educação em Ciências (2017) e graduada em Química Licenciatura Plena (2015) pela mesma instituição.

Maria Rosa Chitolina, Universidade Federal de Santa Maria

Professora titular da Universidade Federal de Santa Maria no departamento de Bioquímica possui bolsa em produtividade em pesquisa nível 1B do CNPq e tem pós-doutorado no Albert Einstein College of Medicine/USA (2015).

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Publicado

17-07-2020

Como Citar

Vargas Vieira, V. V., & Chitolina, M. R. (2020). Formação inicial e continuada de docentes: contribuições de um curso de formação sobre educação inclusiva. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(30), 315–345. https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.4023