Educação e transformação digital: o habitar do ensinar e do aprender, epistemologias reticulares e ecossistemas de inovação

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4029

Palavras-chave:

Educação. Transformação Digital. Hibridismo. Multimodalidade. Ecossistemas.

Resumo

As transformações digitais têm provocado alterações na Educação, mas ainda não disseminadas. A compreensão da natureza, limites e potencialidades dessas transformações, exige um repensar das epistemologias e das teorias de aprendizagem.  Propomos um quadro de interpretação dessas alterações, que encara o ensinar e o aprender enquanto percursos que se coengendram num habitar e co-habitar cada vez mais atópico, em contextos híbridos e multimodais. Por meio desse quadro, é possível compreender a transformação digital na Educação enquanto deslocamento disruptivo num espaço-tempo de interações ecossistêmicas de inovação. Este quadro de interpretação nasce do cruzamento das contribuições de Di Felice sobre os movimentos epistemológico do processo de digitalização que nos leva a uma nova condição habitativa, pós-urbana e atópica, originando  epistemologias reticulares; e da perspectiva dos ecossistemas educacionais como sistemas vivos e cognitivos de Capra, Latour e Di Felice, onde se conectam diferentes ecologias, para além das humanas.

Biografia do Autor

Leonel Caseiro Morgado, Professor no departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta de Portugal.

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra

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Publicado

08-09-2020

Como Citar

Schlemmer, E., Morgado, L. C., & Moreira, J. A. M. (2020). Educação e transformação digital: o habitar do ensinar e do aprender, epistemologias reticulares e ecossistemas de inovação. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 764–790. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4029