O NOME DA ROSA: UMA OFICINA POR ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES SOBRE A OBRA DE UMBERTO ECO EM UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4032

Palavras-chave:

Oficina Interdisciplinar, O Nome da Rosa, Umberto Eco, Educação em Ciências

Resumo

Neste trabalho utilizaremos o romance de Umberto Eco “O Nome da Rosa” como ferramenta temática para uma abordagem pedagógica interdisciplinar em um curso Pré-Vestibular Popular. Como referencial teórico utilizaremos os princípios e discussões elencados pelo educador brasileiro Paulo Freire, uma vez que o espaço educacional escolhido para este tipo de abordagem já faz utilização de tal teórico e, também, porque nosso público alvo é formado por classes populares compostas por trabalhadores e trabalhadoras que buscam acessar o Ensino Superior. Como objetivo principal de pesquisa analisaremos se tal tipo de abordagem contribuiu para a construção e incentivo ao pensamento crítico destes sujeitos. Averiguaremos também se atividades como esta contribuem para a desconstrução de que o conhecimento é dividido em áreas específicas, podendo receber contribuições de outras disciplinas. Traremos para análise, também, os pontos interdisciplinares utilizados para a discussão. Como resultado, observamos que os e as estudantes acharam interessante este tipo de atividade, que incentivou o pensamento crítico, bem como incentivou a correlação dos conhecimentos entre áreas. Como objetivos da aplicação da oficina, elencamos o incentivo à leitura, revisão de conteúdos e também a desconstrução da ideia de que a ciência é uma verdade absoluta. Em tais pontos tivemos sucesso, segundo as respostas dos e das estudantes envolvidos.

Biografia do Autor

Ketlyn Correia Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação: Química da Vida e da Saúde pertencente a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tania Denise Miskinis Salgado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Química (1980) e em Bacharelado em Química (1983), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (1986) e doutorado em Ciências - área de concentração Física Experimental (1999), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora Titular do Departamento de Físico-Química, Orientadora do PPG Química, do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, Educação em Química, Iniciação à Docência em Química e Química Nuclear e Radioquímica. Atualmente, dedica-se principalmente aos seguintes temas: ensino de química, metodologias de ensino de química, formação de professores de ciências da natureza.

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Publicado

24-12-2020

Como Citar

Garcia, K. C., & Salgado, T. D. M. (2020). O NOME DA ROSA: UMA OFICINA POR ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES SOBRE A OBRA DE UMBERTO ECO EM UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 324–344. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4032