OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA COMPARTILHADA A DISTÂNCIA NO PROFEPT

Visualizações: 839

Autores

  • Josimar De Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS http://orcid.org/0000-0003-3156-8590
  • Maria Dos Anjos Lopes Viella Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC
  • Roberta Pasqualli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC http://orcid.org/0000-0001-8293-033X

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4050

Palavras-chave:

Educação a Distância. Mestrado Profissional. Docência Compartilhada.

Resumo

Estudos sobre a docência compartilhada a distância em cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Rede Nacional ainda são parcos no Brasil. Em vista disso, este artigo pretende contribuir com esta temática dialogando, especialmente, com as percepções oriundas de estudos e experiências de três docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) de duas Instituições Associadas (IA) do Sul do Brasil. Constituído numa abordagem qualitativa, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e observações empíricas realizadas durante a oferta dos componentes curriculares de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica e Juventude, Trabalho e Escola, nos anos de 2018 e 2019. Apresenta-se, como resultados, três desafios considerados fundamentais para a docência compartilhada a distância no ProfEPT: (a) o planejamento coletivo; (b) a formação crítico-reflexiva e, (c) avaliação diagnóstica e processual. Indica-se também, para qualificação do processo de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares eletivos do ProfEPT, a continuidade de estudos acerca da temática.

Biografia do Autor

Josimar De Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Doutor em Educação - PUC-RS

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnlógica - ProfEPT.

Docente do IFRS

Maria Dos Anjos Lopes Viella, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Doutora em Educação - UFSC

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnlógica - ProfEPT.

Docente do IFSC

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Doutora em Educação - UFRGS

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnlógica - ProfEPT.

Docente do IFSC.

Referências

AGUIAR JR., Orlando. A ação do professor em sala de aula identificando desafios contemporâneos à prática docente. In: DALBEN, Ângela et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Educação ambiental, educação em Ciências, Educação em espaços não-escolares e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 238-264.(Coleção Didática e prática de ensino).- XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. UFMG, abr. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Mestrado profissional em educação profissional e

tecnológica em rede nacional. Brasília, DF, 2016. Disponível em:

ifes.edu.br/regulamentoprofept/anexoregulamentogeral>. Acesso em: 12 dez. 2018.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria n.º 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/port4059-2004.pdf. Acesso em: 29 ago 2019.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Modelo de Gestão do ProfEPT. Brasília, DF, 2017a. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/gestao?start=1. Acesso em: 29 ago 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Processo seletivo do curso de mestrado profissional em educação profissional e tecnológica ofertado em rede nacional. Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/selecao/001-2017. Acesso em: 29 ago 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. AVA IFES. 2017b. Disponível em: https://ava.cefor.ifes.edu.br/course/view.php?id=503. Acesso em: 03 nov.2019.

CALDERANO, M. A. Docência compartilhada: contextos e viabilidade prática. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2016.

CALDERANO, Maria da Assunção; PIRES, Bárbara; PRETTI, Fabíola Carla. Docência compartilhada: relato de algumas experiências. EDUCERE - XIII Congresso Nacional de Educação: Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, Curitiba. 2011.

CARMO, Renata de Oliveira Souza. FRANCO, Aléxia Padua. Da Docência Presencial a Docência Online: Aprendizagem de Professores Unversitários na Educação a Distância. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100420&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 03 nov. 2019.

ESTEBAN, M. T. (Org.). Escola, Currículo e avaliação. Série Cultura Memória e currículo, vol. 5. São Paulo: Cortez, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 11 ed. São Paulo: Paz e terra, 1999.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 6. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

GADOTTI, M. Educação e poder: introdução à Pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1984.

GARCIA, R. L. A Avaliação e suas implicações no fracasso/sucesso In: ESTEBAN, M. T. (Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

LAPA, Andrea Brandão. A formação crítica do sujeito na educação a distância: a contribuição de uma análise sócio-espacial. Tese de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

LAPA, Andrea Brandão. Por uma abordagem da educação a distância que propicie uma formação crítica do sujeito. 2007. Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT16-3580—Int.pdf. Acesso em: 03 nov. 2019,

LAPA, Andrea Brandão. A ação dialógica na Educação a Distância. Revista Tecnologia e Sociedade, v.4, n.6, p. 113- 134, 2008.

LIMA, João Ávila de. Formação a distância: Novos desafios e competências para os formadores In: LEAL, Susana Mira; CALDEIRA, Suzana Nunes (org). Formação de adultos. Desafios, articulações e oportunidades em tempo de crise. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2011, p.65-72.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

MORAN, José. Mudar a forma de ensinar e de aprender: Transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual. Revista Interações, vol. V, n. 9,p. 57-72, jan./jun. 2000.

PRADO, Maria E. B. B. A Mediação Pedagógica: suas relações e interdependências. XVII Simpósio Brasileiro de Informática na educação (SBIE). UNB/UCB - 2006.

RAYS, O. A. (org.). Leituras da Educação. Santa Maria(RS): Palotti, 2000.

SENNETT, Richard. Juntos: Os Rituais, os Prazeres e a Política da Cooperação. Rio de Janeiro: Record, 2012.

SILVA, Karin Vieira da; PEIXOTO, João; PACHECO, Anderson Sasaki Vasques. Reflexões teóricas sobre perspectivas críticas na Educação a distância. Revista EDaPECI. São Cristóvão (SE), v.17, n. 2, p. 198-212, maio/ago.2017.

SILVA, Marco. Educar na cibercultura: desafios à formação de professores para docência em cursos online. Revista Digital de Tecnologias Cognitivas. n. 3. p.36-51. Jan./Jun.2010.

VASCONCELLOS, Celso. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 1994.

Downloads

Publicado

24-12-2020

Como Citar

Vieira, J. D. A., Viella, M. D. A. L., & Pasqualli, R. (2020). OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA COMPARTILHADA A DISTÂNCIA NO PROFEPT. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 345–364. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4050