OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA COMPARTILHADA A DISTÂNCIA NO PROFEPT

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Autores

  • Josimar De Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS http://orcid.org/0000-0003-3156-8590
  • Maria Dos Anjos Lopes Viella Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC
  • Roberta Pasqualli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC http://orcid.org/0000-0001-8293-033X

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4050

Palavras-chave:

Educação a Distância. Mestrado Profissional. Docência Compartilhada.

Resumo

Estudos sobre a docência compartilhada a distância em cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Rede Nacional ainda são parcos no Brasil. Em vista disso, este artigo pretende contribuir com esta temática dialogando, especialmente, com as percepções oriundas de estudos e experiências de três docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) de duas Instituições Associadas (IA) do Sul do Brasil. Constituído numa abordagem qualitativa, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e observações empíricas realizadas durante a oferta dos componentes curriculares de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica e Juventude, Trabalho e Escola, nos anos de 2018 e 2019. Apresenta-se, como resultados, três desafios considerados fundamentais para a docência compartilhada a distância no ProfEPT: (a) o planejamento coletivo; (b) a formação crítico-reflexiva e, (c) avaliação diagnóstica e processual. Indica-se também, para qualificação do processo de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares eletivos do ProfEPT, a continuidade de estudos acerca da temática.

Biografia do Autor

Josimar De Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Doutor em Educação - PUC-RS

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnlógica - ProfEPT.

Docente do IFRS

Maria Dos Anjos Lopes Viella, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Doutora em Educação - UFSC

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnlógica - ProfEPT.

Docente do IFSC

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Doutora em Educação - UFRGS

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnlógica - ProfEPT.

Docente do IFSC.

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Publicado

24-12-2020

Como Citar

Vieira, J. D. A., Viella, M. D. A. L., & Pasqualli, R. (2020). OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA COMPARTILHADA A DISTÂNCIA NO PROFEPT. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 345–364. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4050