A Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará: Um Cenário de Divulgação e Formação Cultural com Enfoque Científico e Tecnológico

Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Ana Paula Bispo da Silva

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de descrever como a Seara da Ciência contribui como um cenário de divulgação e formação cultural com enfoque científico e tecnológico. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de campo com aporte no levantamento bibliográfico. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, observações e visitas à Seara. Os dados foram analisados numa abordagem qualitativa, assim, foram descritos: a estrutura física da Seara, os cursos experimentais, as oficinas de expressão cultural e os eventos de exposição científica. Entende-se que o contato com a ciência permite conhecer sobre a história e seus aspectos científicos e tecnológicos que compõem uma cultura de uma determinada sociedade, direcionando o indivíduo a um reconhecimento de uma identidade cultural. Portanto, pode-se concluir a cultura como uma composição de teias de significados adquiridos pelo ser humano ao longo de suas vivências em sociedade e umas dessas vivências pode ser a visitação à Seara. Logo, compreende-se que o conhecimento científico compõe uma cultura e o teatro e a arte são expressões de uma cultura.


Palavras-chave


Seara da Ciência. Divulgação Científica. Formação Cultural.

Texto completo:

PDF

Referências


BULEGON, A. M.; MUSSOI, E. M. Pressupostos Pedagógicos de Objeto de Aprendizagem. 2014, p. 54-75. TAROUCO, L. M. R. Objetos de Aprendizagem: Teoria e Prática. Org.: TAROUCO, L. M. R.; ÁVILA, B. G.; SANTOS, E. F.; BEZ, M. R.; COSTA, V. Porto Alegre: Evangraf, 2014, 504p.

CCSMI/UFC. Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará – CCSMI/UFC. Fortaleza: 2019. Disponível em: Acesso em: 02 nov. 2019.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008, 323p.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA D. T. Métodos de pesquisa. Livro coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

HSC. Homepage da Seara da Ciência – HSC. Fortaleza: 2019. Disponível em: Acesso em: 08 nov. 2019.

LEFRANÇOIS, G. R. Teorias da Aprendizagem. O que a velha senhora disse. Tradução: Vera Magyar. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis:

Vozes, 2001.

ONO, M. M. Design, Cultura e Identidade, no contexto da globalização. Revista Design em Foco, v. I, n. 1, p. 53-66, 2004.

SOÁREZ, E. G. Rodolpho Theóphilo – o polivalente polêmico. Revista do Instituto do Ceará, p. 197-237, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES: SUMARIOS.ORG   LATINDEX   SEER/IBICT   REDIB   DIADORIM   GOOGLE ACADÊMICO  DOAJ  IRESIE   ELECTRONIC JOURNALS LIBRARY  LIVRE ACESSO ERIH PLUS 

Licença Creative Commons
Os trabalhos na Revista Interfaces da Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.