A Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará: Um Cenário de Divulgação e Formação Cultural com Enfoque Científico e Tecnológico

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Autores

  • Rannyelly Rodrigues de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Ana Paula Bispo da Silva Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4068

Palavras-chave:

Seara da Ciência. Divulgação Científica. Formação Cultural.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de descrever como a Seara da Ciência contribui como um cenário de divulgação e formação cultural com enfoque científico e tecnológico. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de campo com aporte no levantamento bibliográfico. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, observações e visitas à Seara. Os dados foram analisados numa abordagem qualitativa, assim, foram descritos: a estrutura física da Seara, os cursos experimentais, as oficinas de expressão cultural e os eventos de exposição científica. Entende-se que o contato com a ciência permite conhecer sobre a história e seus aspectos científicos e tecnológicos que compõem uma cultura de uma determinada sociedade, direcionando o indivíduo a um reconhecimento de uma identidade cultural. Portanto, pode-se concluir a cultura como uma composição de teias de significados adquiridos pelo ser humano ao longo de suas vivências em sociedade e umas dessas vivências pode ser a visitação à Seara. Logo, compreende-se que o conhecimento científico compõe uma cultura e o teatro e a arte são expressões de uma cultura.

Biografia do Autor

Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Licenciada em Matemática - IFCE

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM/IFCE

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática – UFRN

Ana Paula Bispo da Silva, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Doutora em Física - UNICAMP.

Professora da UEPB e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFRN.

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Publicado

24-12-2020

Como Citar

Oliveira, R. R. de, & Silva, A. P. B. da. (2020). A Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará: Um Cenário de Divulgação e Formação Cultural com Enfoque Científico e Tecnológico. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 365–385. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4068