A Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará: Um Cenário de Divulgação e Formação Cultural com Enfoque Científico e Tecnológico
Visualizações: 757DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4068Palavras-chave:
Seara da Ciência. Divulgação Científica. Formação Cultural.Resumo
Este trabalho tem o objetivo de descrever como a Seara da Ciência contribui como um cenário de divulgação e formação cultural com enfoque científico e tecnológico. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de campo com aporte no levantamento bibliográfico. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, observações e visitas à Seara. Os dados foram analisados numa abordagem qualitativa, assim, foram descritos: a estrutura física da Seara, os cursos experimentais, as oficinas de expressão cultural e os eventos de exposição científica. Entende-se que o contato com a ciência permite conhecer sobre a história e seus aspectos científicos e tecnológicos que compõem uma cultura de uma determinada sociedade, direcionando o indivíduo a um reconhecimento de uma identidade cultural. Portanto, pode-se concluir a cultura como uma composição de teias de significados adquiridos pelo ser humano ao longo de suas vivências em sociedade e umas dessas vivências pode ser a visitação à Seara. Logo, compreende-se que o conhecimento científico compõe uma cultura e o teatro e a arte são expressões de uma cultura.
Referências
BULEGON, A. M.; MUSSOI, E. M. Pressupostos Pedagógicos de Objeto de Aprendizagem. 2014, p. 54-75. TAROUCO, L. M. R. Objetos de Aprendizagem: Teoria e Prática. Org.: TAROUCO, L. M. R.; ÁVILA, B. G.; SANTOS, E. F.; BEZ, M. R.; COSTA, V. Porto Alegre: Evangraf, 2014, 504p.
CCSMI/UFC. Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará – CCSMI/UFC. Fortaleza: 2019. Disponível em: <http://www.ufc.br/noticias> Acesso em: 02 nov. 2019.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008, 323p.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA D. T. Métodos de pesquisa. Livro coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
HSC. Homepage da Seara da Ciência – HSC. Fortaleza: 2019. Disponível em: <https://seara.ufc.br/> Acesso em: 08 nov. 2019.
LEFRANÇOIS, G. R. Teorias da Aprendizagem. O que a velha senhora disse. Tradução: Vera Magyar. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis:
Vozes, 2001.
ONO, M. M. Design, Cultura e Identidade, no contexto da globalização. Revista Design em Foco, v. I, n. 1, p. 53-66, 2004.
SOÁREZ, E. G. Rodolpho Theóphilo – o polivalente polêmico. Revista do Instituto do Ceará, p. 197-237, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.