A constituição do ser professor(a) na experiência com o Estágio Supervisionado em Música: do “lugar institucional” e da “posição” docente ao entrelaçamento do sensível e do inteligível

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4130

Palavras-chave:

Educação. Pesquisa educacional

Resumo

Este artigo discute a constituição do ser professor(a) na experiência vivida por doze discentes de um curso de Licenciatura em Música, cursando o Estágio Supervisionado. O objetivo foi analisar como se dá a constituição do ser professor(a) de Música na experiência com o Estágio Supervisionado, com foco no “lugar institucional”, na “posição” docente e no entrelaçamento do sensível e do inteligível. A metodologia utilizada foi a qualitativa e como instrumentos de produção de dados foram utilizadas a observação, a entrevista aberta e a análise de documentos produzidos pelos discentes. Essa análise dialoga com Nóvoa (1995, 2017), quando se fala do “lugar institucional” e do conceito de “posição” do(a) professor(a); e com os estudos de Duarte Jr. (2000, 2012), para focar no entrelaçamento do sensível e do inteligível. O Estágio Supervisionado em Música mostrou-se um componente curricular importante e essencial na constituição do ser professor(a), proporcionando a aproximação do(a) licenciando(a) com a prática docente e com o campo profissional por meio do entrelaçamento do sensível e do inteligível, possibilitando que este(a) refletisse sobre a sua atuação e posição docente, assim como sobre as orientações recebidas na disciplina de estágio e os espaços de formação (escola, oficinas, universidade).

Biografia do Autor

Mônica Zewe Uriarte, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre e Doutora em Educação, é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UNIVALI, membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora na linha de pesquisa Cultura, Tecnologia e Aprendizagem, e do Grupo de Pesquisa MUSECULTURA: Música, Educação e Cultura, atuando também como docente do Curso de Música Licenciatura e Bacharelado da UNIVALI

Silvana Kalff, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / Mestranda

Graduada em Licenciatura em Música (2005) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) , Mestre em Educação (2018) pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atualmente desenvolve artigos e pesquisas na área da Educação relacionados ao entrelaçamento da música com o inteligível e o sensível, e ao estudo da paisagem sonora. Trabalhou com musicalização infantil desde 2003 atuando como professora em Escolas de Música e Escolas Regulares na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

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Publicado

17-08-2020

Como Citar

Uriarte, M. Z., & Kalff, S. (2020). A constituição do ser professor(a) na experiência com o Estágio Supervisionado em Música: do “lugar institucional” e da “posição” docente ao entrelaçamento do sensível e do inteligível. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(31), 177–203. https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4130

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