Importância da pergunta na educação filosófica da criança

Visualizações: 797

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.4135

Palavras-chave:

Pergunta, Conceito, Experiência, Filosofar, Educar

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o seguinte problema: em que condição a pergunta pode criar a experiência de filosofar? Argumentamos que a pergunta, como elemento vitalizador da experiência, é uma condição necessária para a criação da atividade filosófica e educativa. Isto porque a pergunta é a mente em atividade buscando significar a experiência num mundo conflituoso, provisório, instável, contestável e, assim, aberto à contínua renovação. Por constituir-se numa investigação eminentemente conceitual sobre a trama da pergunta na experiência e aprendizagem da criança, adotamos a metodologia de análise conceitual no campo filosófico, lastrado por um procedimento bibliográfico. Desta forma, amparamos nossa análise nas contribuições de Platão acerca da origem da indagação filosófica, na filosofia da experiência de Dewey, e na pedagogia da pergunta de Freire. Estas referências corroboram para uma interpretação crítica e criativa acerca da pergunta que podem contribuir para um ethos da atividade de filosofar e educar.

Biografia do Autor

Darcísio Natal Muraro, UEL

Professor Adjunto do Departamento de Educação da UEL e Programa de Mestrado em Educação.

Referências

DEWEY, John. Como pensamos como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. Tradução: Haydée Camargo Campos. 4ª ed. São Paulo: Nacional, 1979a. Atualidades pedagógicas; vol. 2.

______. Democracia e educação. Tradução: Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1979b. Atualidades pedagógicas; vol. 21.

______. Experience and nature. New York: Dover Publications, Inc., 1958.

______. Logic. The theory of inquiry. New York: Henry Hold and Company, 1960.

______. Reconstruction in philosophy. New York: Mentor Books, 1951.

______. The quest for certainty: a study of the relation of knowledge and action. 12 ed., New York: Minton, Balch & Company, 1929.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1980.

______. Pedagogia do oprimido. 56 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, P.; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

PLATÃO. Apologia de Sócrates. Tradução de Edson Bini, Bauru: SP, EDIPRO, 2008a.

PLATÃO. O banquete. Tradução de Edson Bini, Bauru: SP, EDIPRO, 2008b.

PLATÃO. Teeteto. Tradução de Edson Bini, Bauru: SP, EDIPRO, 2008c.

WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. São Paulo: Abril Cultural, 1975.

Downloads

Publicado

17-07-2020

Como Citar

Muraro, D. N. (2020). Importância da pergunta na educação filosófica da criança. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(30), 414–438. https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.4135