Formação docente e o ensino de Libras por meio de redes sociais

Visualizações: 1723

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4153

Palavras-chave:

formação docente, rede social, Facebook, Libras

Resumo

O objetivo da pesquisa foi compreender como, a partir das interações por meio da rede social Facebook, os docentes discutem o ensino da Língua Brasileira de Sinais para o aperfeiçoamento da sua prática educativa inclusiva. Para embasar teoricamente foram usados os autores Vasconcellos; Pimentel; Nóvoa; Moran; Baranauska; Martins; Valente; Prado; Almeida; Goldfeld; Masetto e Behrens . A metodologia de pesquisa foi qualitativa envolvendo 32 docentes cursistas de um curso de extensão de Libras e o formador. Para a coleta de dados foram utilizados documentos das interações dos participantes na rede social Facebook. A análise dos resultados foi realizada a partir da leitura flutuante dos dados e o cruzamento entre a teoria, gerando a organização dos dados em dois eixos, a saber: eixo 1: Libras e o nível fonológico e eixo 2: Libras e o bilinguismo.  Os resultados evidenciaram a aprendizagem colaborativa entre os envolvidos no curso de formação, despertando em cada um dos participantes o interesse em transformar sua prática pedagógica, tornando-a mais inclusiva. A experiência obtida por meio desta pesquisa, permitiu-nos concluir, que é realmente possível propor uma formação aos professores em Libras usando a rede social como espaço formativo.

Biografia do Autor

Raquel Rosan Christino Gitahy, Universidade do Oeste Paulista e Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Pedagoga. Bacharel em Direito. Docente do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista e da graduação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho

Doutora em Educação e Currículo pela PUC/SP. Mestre e Pedagoga pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Unesp/Campus de Presidente Prudente/SP. Atualmente é docente no Curso de Pedagogia e Programas de Pós-Graduação em Educação, vinculados à Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP). Integra a linha de Pesquisa Educação Popular e Culturas (LIPECULT) e Linha de Pesquisa e de Intervenção e Gestão Educacional (LIPIGES). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias - GEPECeT (CNPq/UNOESTE/SP) e Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital  GRUPETeC (CNPq/UNINOVE/SP)

Mariane Della Coletta Savioli, Prefeitura Municipal de Araçatuba e Fundação Municipal de Birigui - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui - FATEB

Mestre em Educação pela Unoeste. Professora Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Prefeitura Municipal de Araçatuba. Docente da  Fundação Municipal de Birigui - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui - FATEB. Possui Especializações em Educação Especial Inclusiva, AEE (Unesp / Marília), LIBRAS (UCP), e Didática Educacional (Universidade São Luis).

Referências

BARANAUSKAS, M. C. C.; MARTINS, M. C.; VALENTE, J. A. (Orgs). Codesign de redes digitais: tecnologia e educação a serviço da inclusão social. Porto Alegre: Penso, 2013.

GOLDFELD, M.. A criança surda: Linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. 2. ed. São Paulo: Plexus, 2002.

MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. p.9-29.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.

NÓVOA, A. História da profissão docente: desafios para a pesquisa. Palestra proferida na PUC – Rio em 25 de agosto de 1998.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

PIMENTEL, M. G.. O professor em construção. 3. ed.. Campinas, SP: Papirus, 1996.

QUADROS, Ronice Muller de & KARNOPP, Lodenir. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre: Porto Artmed, 2004

VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B.; ALMEIDA, M. E. B. (Orgs.). Educação a distância via Internet. São Paulo: Avercamp, 2003.

VASCONCELLOS, C. dos S. Para onde vai o Professor? Resgate do Professor como Sujeito de Transformação. São Paulo: Libertad, 1996.

Downloads

Publicado

17-08-2020

Como Citar

Gitahy, R. R. C., Terçariol, A. A. de L., & Savioli, M. D. C. (2020). Formação docente e o ensino de Libras por meio de redes sociais. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(31), 525–549. https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4153