Táticas audiovisuais na educação online: uma bricolagem com vídeos

Visualizações: 963

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4167

Palavras-chave:

Cibervídeos. Educação Online. Pesquisa-formação na Cibercultura.

Resumo

Os gêneros de videos que despontam na cibercultura são crescentes e seus usos são cada vez mais disseminados em ambientes online, tornando-se um importante tema de pesquisa. O presente estudo delineou-se ao longo do Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O campo de pesquisa ocorreu na disciplina Tecnologias e Educação, da Licenciatura em Pedagogia da referida Universidade. O objetivo geral foi compreender como os vídeos vêm se materializando no ciberespaço, mais especificamente, na educação online, desenvolvendo, em contexto de Pesquisa-formação na Cibercultura, práticas de produção de gêneros de cibervídeos. O método de pesquisa escolhido encontra-se na interlocução entre a pesquisa e os processos formativos, ocorrendo prioritariamente em contexto de docência online. O primeiro passo da Pesquisa-formação na Cibercultura foi a criação do dispositivo formativo “Oficina de Produção de Cibervídeos”, possibilitando a produção de narrativas audiovisuais, imagéticas e textuais que contribuiram para a compreensão dos questionamentos da pesquisa. Em seguida, houve a conversa com os dados que emergiram do campo e, como resultado, há a noção subsunçora “Táticas audiovisuais na educação online: uma bricolagem com vídeos”, originária da mobilização de saberes a partir da produção audiovisual na educação online.

Biografia do Autor

Vivian Martins, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa ?Cotidianos, redes educativas e processos culturais?. Possui mestrado em Educação pela UERJ, especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) - 2015, MBA em Gestão de Recursos Humanos pela UFF - 2011, Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia pela UERJ - 2009. Professora de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC-UERJ) e do grupo Literacia visual: pesquisa, ensino e formação docente em Artes (IFRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação e cibercultura, pesquisa e prática pedagógica, formação de professores, educação online e tecnologias educacionais. Site: http://docenciaonline.pro.br/moodle/course/view.php?id=87 E-mail: vivian.martinst@gmail.com 

Edméa Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa " Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas". Foi professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ), durante o período de 2007 a 2018 (onde colabora, junto à linha de pesquisa "Cotidianos, redes educativas e processos culturais"). Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação , vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Didática, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online , EAD.

Referências

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho: o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda (orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. 3ª ed. Petrópolis: DP&A, 2008, p.13-38.

AMARO, Ivan; SOARES, Maria da Conceição Silva (orgs.). Tecnologias digitais nas escolas: outras possibilidades para o conhecimento. 1. ed. Petrópolis, RJ: DP et Ali, 2016.

ARDOINO, Jacques. Para uma pedagogia socialista. Brasília: Editora Plano, 2003.

AVILLA, Carina, d’; SANTOS, Edméa. O. Imagens voláteis e formação de professorxs: dispositivos tecnológicos e lúdicos para as práticas pedagógicas. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade (on line), v. 3, p. 113-127, 2014.

BABIN, Pierre; KOULOUMDJIAN, Marie-France. Os novos modos de compreender: a geração do audiovisual e do computador. Tradução Maria Cecília Oliveira Marques. São Paulo: Paulinas, 1989.

BERGER, Guy. A multirreferencialidade na Universidade de Paris Vincennes à Saint-Denis: o pensamento e a práxis de Jacques Ardoino. In: MACEDO, Roberto Sidnei; BARBOSA, Joaquim Gonçalves; BORBA, Sérgio (org.). Jacques Ardoino & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

BORBA, Sérgio da Costa. Multirreferencialidade: na formação do “professor-pesquisador”: da conformidade à complexidade. Alagoas: EdUFAL, 1997.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

DUARTE, Rosália; ELEÁ, Ileana. Mídia-educação: teoria e prática. In: SANTOS, Edméa. (org.). Mídias e tecnologias na educação presencial e a distância. Rio de Janeiro: LTC, 2016, p. 3-17.

GIARD, Luce. Apresentação. In: CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994, 9-34.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004. 285 p.

MACEDO, Roberto Sidnei. Multirreferencialidade: o pensar de Jacques Ardoino em perspectiva e a problemática da formação. In: MACEDO, Roberto Sidnei; BARBOSA, Joaquim Gonçalves; BORBA, Sérgio (orgs.). Jacques Ardoino & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2012, p. 35-61.

MACEDO, Roberto Sidnei; BARBOSA, Joaquim Gonçalves; BORBA, Sérgio (org.). Jacques Ardoino & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

MACEDO, Roberto Sidnei; GALEFFI, Dante; PIMENTEL, Álamo. Um rigor outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências humanas. Salvador: EDUFBA, 2009. 174 p.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.

MONTAÑO, Sonia. Plataformas de vídeos: apontamentos para uma ecologia do audiovisual da web na contemporaneidade. Porto Alegre: Sulina 2015.

NEIRA, Marcos Garcia; LIPPI, Bruno Gonçalves. Tecendo a colcha de retalhos: a bricolagem como alternativa para a pesquisa educacional. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 607-625, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/edu_realidade> Acessado em: 14 maio 2017.

PARENTE, André. Do quase ao pós-cinema: o cinema como efeito. In: SANTAELLA, Lucia (org.) Novas formas do audiovisual. 1. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016, p. 82-107.

SANTOS, Edméa O. Pesquisa-formação na cibercultura. 1. ed. Santo Tirso: Whitebooks, 2014. V. 1. 202p.

SOARES, Maria da Conceição Silva. O audiovisual como dispositivo de pesquisas nos/com os cotidianos das escolas. Revista Visualidades. Goiânia, v. 14, n.1, p. 80-103, jan./jun. 2016.

Downloads

Publicado

17-08-2020

Como Citar

Martins, V., & Santos, E. (2020). Táticas audiovisuais na educação online: uma bricolagem com vídeos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(31), 235–257. https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4167