Táticas audiovisuais na educação online: uma bricolagem com vídeos
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https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4167Palavras-chave:
Cibervídeos. Educação Online. Pesquisa-formação na Cibercultura.Resumo
Os gêneros de videos que despontam na cibercultura são crescentes e seus usos são cada vez mais disseminados em ambientes online, tornando-se um importante tema de pesquisa. O presente estudo delineou-se ao longo do Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O campo de pesquisa ocorreu na disciplina Tecnologias e Educação, da Licenciatura em Pedagogia da referida Universidade. O objetivo geral foi compreender como os vídeos vêm se materializando no ciberespaço, mais especificamente, na educação online, desenvolvendo, em contexto de Pesquisa-formação na Cibercultura, práticas de produção de gêneros de cibervídeos. O método de pesquisa escolhido encontra-se na interlocução entre a pesquisa e os processos formativos, ocorrendo prioritariamente em contexto de docência online. O primeiro passo da Pesquisa-formação na Cibercultura foi a criação do dispositivo formativo “Oficina de Produção de Cibervídeos”, possibilitando a produção de narrativas audiovisuais, imagéticas e textuais que contribuiram para a compreensão dos questionamentos da pesquisa. Em seguida, houve a conversa com os dados que emergiram do campo e, como resultado, há a noção subsunçora “Táticas audiovisuais na educação online: uma bricolagem com vídeos”, originária da mobilização de saberes a partir da produção audiovisual na educação online.
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