Táticas audiovisuais na educação online: uma bricolagem com vídeos

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4167

Palavras-chave:

Cibervídeos. Educação Online. Pesquisa-formação na Cibercultura.

Resumo

Os gêneros de videos que despontam na cibercultura são crescentes e seus usos são cada vez mais disseminados em ambientes online, tornando-se um importante tema de pesquisa. O presente estudo delineou-se ao longo do Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O campo de pesquisa ocorreu na disciplina Tecnologias e Educação, da Licenciatura em Pedagogia da referida Universidade. O objetivo geral foi compreender como os vídeos vêm se materializando no ciberespaço, mais especificamente, na educação online, desenvolvendo, em contexto de Pesquisa-formação na Cibercultura, práticas de produção de gêneros de cibervídeos. O método de pesquisa escolhido encontra-se na interlocução entre a pesquisa e os processos formativos, ocorrendo prioritariamente em contexto de docência online. O primeiro passo da Pesquisa-formação na Cibercultura foi a criação do dispositivo formativo “Oficina de Produção de Cibervídeos”, possibilitando a produção de narrativas audiovisuais, imagéticas e textuais que contribuiram para a compreensão dos questionamentos da pesquisa. Em seguida, houve a conversa com os dados que emergiram do campo e, como resultado, há a noção subsunçora “Táticas audiovisuais na educação online: uma bricolagem com vídeos”, originária da mobilização de saberes a partir da produção audiovisual na educação online.

Biografia do Autor

Vivian Martins, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa ?Cotidianos, redes educativas e processos culturais?. Possui mestrado em Educação pela UERJ, especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) - 2015, MBA em Gestão de Recursos Humanos pela UFF - 2011, Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia pela UERJ - 2009. Professora de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC-UERJ) e do grupo Literacia visual: pesquisa, ensino e formação docente em Artes (IFRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação e cibercultura, pesquisa e prática pedagógica, formação de professores, educação online e tecnologias educacionais. Site: http://docenciaonline.pro.br/moodle/course/view.php?id=87 E-mail: vivian.martinst@gmail.com 

Edméa Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa " Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas". Foi professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ), durante o período de 2007 a 2018 (onde colabora, junto à linha de pesquisa "Cotidianos, redes educativas e processos culturais"). Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação , vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Didática, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online , EAD.

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Publicado

17-08-2020

Como Citar

Martins, V., & Santos, E. (2020). Táticas audiovisuais na educação online: uma bricolagem com vídeos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(31), 235–257. https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4167