Bolsa de professora, lugar de virtualidades

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4191

Palavras-chave:

Aula. Bolsa de professora. Virtualidade. Atual.

Resumo

Com o objetivo de explorar como a bolsa de professora acaba por se tornar material de criação em aula, esse artigo propõe fazer das bolsas de professoras um conceito e uma ferramenta comum à vida escolar. Se uma aula é marcada por sua possibilidade de expandir mundos e de fazê-los se colidirem na criação de coletividades, o texto argumenta que a bolsa de professora carrega, justamente, artefatos culturais e virtualidades que, em seus usos, extrapolam os limites do atual. Metodologicamente, a pesquisa valeu-se das redes de conversações tecidas entre professoras e professores de duas instituições de ensino públicas do município de Vitória/ES. Conforme fez-se evidente, a bolsa de professora tem sido cada vez mais sobrecarregada e há uma grande preocupação com isso. Aumentam as cobranças e, ao mesmo tempo, tentam diminuir suas possibilidades criadouras. Todavia, conclui destacando que, apesar da materialidade da bolsa, é sempre possível fazer das bolsas de professoras puras virtualidades.

Biografia do Autor

Steferson Zanoni Roseiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Univerisdade Federal do Espírito Santo e professor da Rede Municipal de Cariacica/ES.

Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Biotecnologia e Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

08-09-2020

Como Citar

Roseiro, S. Z., Gonçalves, N. T. L. P., & Silva, S. K. da. (2020). Bolsa de professora, lugar de virtualidades. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 135–158. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4191