Formação interdisciplinar no jornalismo: uma experiência de articulação entre as disciplinas de Linguagem de Programação Visual e Oratória

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4240

Palavras-chave:

Aplicativos, Formação, Jornalismo, Pesquisa Aplicada, Imperatriz, Educação

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa aplicada que interligou as disciplinas de Oratória e Linguagem de Programação Visual no curso de Jornalismo na UFMA de Imperatriz. A proposta foi testar uma didática interdisciplinar e prática com o intuito de promover uma reflexão inicial sobre a formação na área e a viabilidade em incluir nesse processo estudos sobre linguagem de programação por meio da criação de aplicativos. A proposta de levar alunos, sem experiência anterior com a linguagem de softwares, a produzir conteúdo e o próprio APP teve o objetivo de levantar a discussão sobre o quanto uma formação mais convergente, incluindo domínio técnico de algumas linguagens, como softwares, e interdisciplinar, pode contribuir para o desenvolvimento de um jornalista mais preparado o mercado e mais autônomo para atuar na condução da sua própria carreira.

Biografia do Autor

thaisa cristina bueno, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), Mestre em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2007), professora adjunta no curso de Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é coordenadora do programa de Mestrado em Comunicação/Capes, na UFMA em Imperatriz. Coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura e integra, em parceria com a UFMS, o Grupo e Pesquisa em Ciberjornalismo.

Lucas Santiago Arraes Reino, UFMA

Mestre em Ciência da Informação pela UNB (2005), doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016), professor adjunto no curso de Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Federal do Maranhão. Integra os grupos de pesquisa Gciber (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura) e Ciberjor (Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo). Entre os livros organizados estão “Comentários de leitores na Internet” (2015), “Performance em Ciberjornalismo, tecnologia, inovação e eficiência” (2017), entre outros. Sua pesquisa é focada em geolocalização e rastreabilidade de dados no ciberespaço.

Mariana Guedes Falcao, UFMA

Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2014) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Piauí (2011). É autora do livro "Temas em jornalismo digital: histórico e perspectivas", publicado em 2018 pela Editora Intersaberes. Academicamente realiza pesquisas voltadas aos estudos das Teorias do Jornalismo, Mídias Digitais e Jornalismo Digital. Integrou o projeto Laboratório de Jornalismo Convergente, inserido no âmbito do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL), e o Núcleo de Estudos em Jornalismo (NJOR) na Universidade Federal da Bahia. Atuou como professora substituta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) (2013-2015) e do Departamento de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão campus Imperatriz. 

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Publicado

08-09-2020

Como Citar

bueno, thaisa cristina, Reino, L. S. A., & Guedes Falcao, M. (2020). Formação interdisciplinar no jornalismo: uma experiência de articulação entre as disciplinas de Linguagem de Programação Visual e Oratória. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 515–541. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4240