Infância youtuber mirim: tensões e desafios

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4259

Palavras-chave:

Youtuber mirim, Aión, Infância Khrónos

Resumo

Este trabalho de pesquisa tem como tema a infância, youtuber mirim Juliana Baltar e a formação de professores tendo como problema: Qual infância se faz presente na youtuber mirim Juliana Baltar, se considerarmos os conceitos de infância aión e khrónos do filósofo Kohan? O objetivo de distinguir a infância da youtuber mirim Juliana Baltar, considerando os conceitos de infância aión e khrónos do autor Kohan levou a investigação a caracterizar o site YouTube; explicar o que é youtuber mirim; apresentar o canal Juliana Baltar; descrever um recorte da história da infância; conceituar a infância aión e khrónos do autor e; estabelecer uma relação entre o conceito de infâncias aión e khrónos em um dos vídeo da youtuber mirim Juliana Baltar. A metodologia de cunho qualitativo, com base na análise textual discursiva deste vídeo e foi submetido a quatro etapas de análise. Considerando esse percurso, o texto conclui que o presente vídeo se faz cada vez mais presente no cotidiano da infância que se produz ao modo khrónos, tensionar este movimento cultural contemporâneo potencializa a experiência na formação em licenciatura.

Biografia do Autor

Sônia Regina Da Luz Matos, Universidade de Caxias do Sul

Atualmente pesquisadora do PPGEDU/UCS, Grupo de Pesquisa CNPq - Educação, Filosofia e Multiplicidade Contemporâneidade/UCS, Coordenadora Institucional do PIBID/UCS, Membro do Instituto Latino Americano de Estudos Avançados (ILEA/UFRGS), ministra disciplinas de: didática, currículo, alfabetização - crianças e EJA. Formação: Estágio. Pós-Doutorado (2016), Université Paris 10 - Nanterre, Laboratório de pesquisa filosofia, arte e estética. Doutorado em cotutela em Educação (UFRGS) e Sciences de l'Education (Université Lumière Lyon 2), Mestra em Educação (PUCRS), Graduada em Pedagogia Matérias Pedagógicas (PUCRS), Apostilamento em Supervisão Escolar e séries iniciais (PUCRS). Especialista em Psicopedagogia. Participa da Mobilidade Universitária entre UCS e Univiersité Lumière Lyon 2 (Institut des Pratiques d'Education et de Formation - ISPEF) em Lyon - França. Obteve bolsista CAPES Estágio Pós-Doutoral, Bolsa Doutorado Observatorio de Educação Escrileituras (INEP/CAPES/UFRGS), Bolsa Doutoral Sanduíche no Exterior (CAPES), Bolsa Accueil Rhônes Alpes (França), Bolsa Mestrado CNPq, Bolsa de Intercâmbio Interinstitucional na Universidad Complutence, Madrid (Espanha), Bolsa de Iniciação Científica CNPq e Kellog. Participou de Programas de Extensão Universitária em campus avançado no Nordeste, Amazônia e Roraima. Escreveu seus últimos livros sobre alfabetização, escrita e formação de professores, atuação na área de currículo, didática, formação de professores alfabetismos, educação infantil e diferença. Coordenou a área no Pibid - Pedagogia. Liivros sobre alfabetização, escrita e formação de professores, atuação na área de currículo, didática, formação de professores alfabetismos e diferença.

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Matos, S. R. D. L. (2023). Infância youtuber mirim: tensões e desafios. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4259