Perfil e condições de trabalho do coordenador pedagógico no Território Sertão Produtivo da Bahia

Visualizações: 1055

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4284

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico. Condição de trabalho. Perfil.

Resumo

Este estudo buscou analisar o perfil e as condições de trabalho dos profissionais que atuam na coordenação pedagógica no Território de Identidade do Sertão Produtivo da Bahia. A escolha do lócus se deu a partir de experiências vivenciadas nesse contexto e a importância de abrangência da investigação. A pesquisa é de cunho qualitativo, ancorada nas abordagens de Bogdan e Biklen (1994), utilizou o questionário como instrumento para a coleta de dados, sendo este respondido por doze dos vinte municípios que compõem o Território. Os resultados demonstram que os profissionais da coordenação tem idade média entre 33 e 44 anos, pouca experiência na função, maioria mulheres com formação em Pedagogia. Quanto às condições de trabalho, apontam situações adversas, para o ingresso na carreira, a jornada de trabalho, a existência de PCCR e a estrutura física e material para a realização do trabalho. Assim, muitos são os desafios para a melhoria das condições de trabalho e valorização dos coordenadores pedagógicos.

Biografia do Autor

Eliane Guimarães de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); pedagoga da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); coordenadora pedagógica da Rede Pública Municipal de Ensino de Guanambi - Bahia; membro do Grupo de Estudos sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UESB). É Vice-Presidente Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Líder do Grupo de Estudos Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

 

Referências

ARRUDA, Elenise Pinto; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. Coordenação pedagógica: prática e prescrições. In: Formação continuada de coordenadores pedagógicos. São Luís, Editora EDUFMA, 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: fundamentos, métodos e técnicas. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei nº 5.692 de 20 de dezembro de 1971. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 10 jul. 2017.

______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 10 jun. 2017.

______. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 10 jun. 2017.

______. Lei nº 11.494 de 20 de junho de 2007. Brasília, 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm>. Acesso em: 10 jun. 2017.

______. Lei nº 11.738 de 16 de julho de 2008. Brasília, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm>. Acesso em: 10 jun. 2017.

______. Resolução CNE/CP nº 2 de 28 de maio de 2009. Brasília, 2009. Disponível em: . Acesso em: 10 mai. 2018.

______. Plano Nacional de Educação (PNE): Lei nº 13.005 de 25 de julho de 2014. 2 ed. Brasília: Edições Câmara, 2014.

FERNANDES, Danielle Cireno; SILVA, Carlos Alexandre Soares. Perfil do docente na educação básica no Brasil: uma análise a partir dos dados do PNAD. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga (org.). Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.

FERNANDES, Maria José da Silva. Coordenador Pedagógico. In: OLIVEIRA, D. A; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: <http://www.gestrado.net.br/?pg=dicionario-verbetes&id=430>. Acesso em: 13 jun. 2017.

ISO: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse estatística da Educação Básica 2018 (online). Brasília: INEP, 2019. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatísticas-da-educação-básica>. Acesso em: 2 fev 2019.

MASSON, Gisele. A valorização dos professores e a educação básica nos estados. In: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 18, p. 157-174, jan./jun. 2016. Disponível em: .

MIZIARA, Leni Aparecida Souto; RIBEIRO, Ricardo; BEZERRA, Giovani Ferreira. O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília-DF, v. 95, n. 241, p. 609-635, set./dez. 2014. Disponível em: <http://goo.gl/XkUI4d>. Acesso em: 19 jun. 2015.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga. Condições de trabalho docente: uma análise a partir dos dados de sete estados brasileiros. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga (org.). Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. O coordenador Pedagógico (CP) e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. Fundação Victor Civita. 2011. Disponível em: <http://www.fvc.org.br>. Acesso em: 1 nov. 2015.

SOUZA, Ângelo Ricardo de; GOUVEIA, Andréa Barbosa. Os trabalhadores docentes da educação básica no Brasil em uma leitura panorâmica. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga (org.). Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar

Oliveira, E. G. de, & Nunes, C. P. (2020). Perfil e condições de trabalho do coordenador pedagógico no Território Sertão Produtivo da Bahia. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 353–377. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4284