Perfil e condições de trabalho do coordenador pedagógico no Território Sertão Produtivo da Bahia

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4284

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico. Condição de trabalho. Perfil.

Resumo

Este estudo buscou analisar o perfil e as condições de trabalho dos profissionais que atuam na coordenação pedagógica no Território de Identidade do Sertão Produtivo da Bahia. A escolha do lócus se deu a partir de experiências vivenciadas nesse contexto e a importância de abrangência da investigação. A pesquisa é de cunho qualitativo, ancorada nas abordagens de Bogdan e Biklen (1994), utilizou o questionário como instrumento para a coleta de dados, sendo este respondido por doze dos vinte municípios que compõem o Território. Os resultados demonstram que os profissionais da coordenação tem idade média entre 33 e 44 anos, pouca experiência na função, maioria mulheres com formação em Pedagogia. Quanto às condições de trabalho, apontam situações adversas, para o ingresso na carreira, a jornada de trabalho, a existência de PCCR e a estrutura física e material para a realização do trabalho. Assim, muitos são os desafios para a melhoria das condições de trabalho e valorização dos coordenadores pedagógicos.

Biografia do Autor

Eliane Guimarães de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); pedagoga da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); coordenadora pedagógica da Rede Pública Municipal de Ensino de Guanambi - Bahia; membro do Grupo de Estudos sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UESB). É Vice-Presidente Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Líder do Grupo de Estudos Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

 

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Publicado

08-09-2020

Como Citar

Oliveira, E. G. de, & Nunes, C. P. (2020). Perfil e condições de trabalho do coordenador pedagógico no Território Sertão Produtivo da Bahia. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 353–377. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4284