Jogos sérios brasileiros para auxílio do diagnóstico e tratamento de TDAH: revisão integrativa

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4298

Palavras-chave:

Jogos Sérios. TDAH. Diagnóstico. Tratamento.

Resumo

O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento com sintomas básicos de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade. Atualmente há jogos denominados jogos sérios com a finalidade de auxiliar no diagnóstico, aprendizado e tratamento de pessoas com TDAH. Objetivou-se analisar em bases de dados artigos sobre TDAH relacionados a formas de identificação de características do transtorno e formas de tratamento realizados com jogos sérios no Brasil. Especificamente: identificar quais são os jogos sérios existentes no Brasil desenvolvidos para TDAH; levantar as formas de identificação das características de TDAH com os jogos sérios; analisar as formas de tratamento existentes com a utilização de jogos sérios. Trata-se de uma revisão integrativa e para isso foram utilizadas três bases de dados, o portal de periódicos CAPES, o Google Acadêmico e o Catálogo de teses e dissertações da CAPES. Com base nos critérios de inclusão não foram selecionados artigos para análise relacionados ao tema proposto no portal de periódicos CAPES, foi selecionado um artigo no Google Acadêmico, embora não esteja totalmente relacionado aos objetivos propostos e 2 arquivos no Catálogo de teses e dissertações da CAPES. Faltam artigos e jogos sérios desenvolvidos no Brasil que auxiliem o diagnóstico e terapia de pessoas com TDAH.

 

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Biografia do Autor

Daieny Panhan Theodório, Universidade de Mogi das Cruzes

Doutoranda em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes. Mestre em Psicologia Escolar pela PUC-Campinas. Psicóloga formada pela Universidade de Mogi das Cruzes, com experiência em psicologia escolar e pesquisa. Leciona no curso de graduação em Psicologia na Universidade de Mogi das Cruzes. What do you want to do ?New mailCopy

Alessandro Pereira da Silva, Universidade de Mogi das Cruzes

Possui graduação em Engenharia da Computação (2003), mestrado em Engenharia Biomédica (2007), doutorado em Engenharia Biomédica (2009) pela Universidade de Mogi das Cruzes e pós-doutorado em Engenharia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Atualmente, é docente e pesquisador no Programa Integrado de Engenharia Biomédica da UMC, onde coordena o laboratório de ambientes virtuais e tecnologia assistiva (LAVITA) no Núcleo de Pesquisas Tecnológicas (NPT). Membro da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica desde 2010. Nos cursos de graduação da Universidade de Mogi das Cruzes leciona para a Engenharia Elétrica e Superior em Tecnologia em Automação Industrial. Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Processamento de sinais e imagens médicas, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia assistiva, processamento de imagens médicas e desenvolvimento de simulações computacionais para auxílio ao diagnóstico e aos portadores de deficiência física e também no desenvolvimento de tecnologias computacionais para auxílio à educação. What do you want to do ?New mailCopy

Terigi Augusto Scardovelli, Universidade de Mogi das Cruzes

Graduação em Engenharia de Computação pela Universidade de Mogi das Cruzes, mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes e doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes. Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em processamento de imagens, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem, animação e desenvolvimento de jogo computadorizado, tecnologia assistiva, inclusão profissional e acesso ao computador. What do you want to do ?New mailCopy

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Publicado

08-09-2020

Como Citar

Theodório, D. P., da Silva, A. P., & Scardovelli, T. A. (2020). Jogos sérios brasileiros para auxílio do diagnóstico e tratamento de TDAH: revisão integrativa. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 60–78. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4298