A atuação do Professor Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: o desafio da intersetorialidade
Visualizações: 671DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4310Palavras-chave:
Gestão escolar. Professor coordenador pedagógico. Vulnerabilidade social. IntersetorialidadeResumo
Este artigo expõe resultados obtidos em uma pesquisa desenvolvida em nível de mestrado e tem como escopo apontar reflexões sobre a atuação do Professor que atua como Coordenador Pedagógico (PCP) e os desafios para implementação da intersetorialidade entre as políticas públicas. Para atingir o objetivo proposto foi utilizada a abordagem qualitativa e como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Usando como critério de escolha o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foram selecionados 06 PCP da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Para análise dos dados dialogou-se com Oliveira (2006), Libâneo (2007), Paro(2016), Lima (2018); Fernandes (2004), Araújo 2007, Esteban (2008), Ernica e Batista (2012). Os PCP relataram ausência de uma rede de serviços públicos bem estruturados e acessíveis e a existência de muitos obstáculos para a realização de um trabalho interdisciplinar envolvendo a rede intersetorial, principalmente nas escolas de baixo IDEB. Apontaram também dificuldades para lidar com estudantes que vivem em um contexto de demasiada miserabilidade, violência, precárias condições de saúde e habitação exigindo do docente o desempenho de funções atribuídas a outros agentes públicos.
Referências
AFONSO, Almerindo Janela. Nem tudo o que conta é mensurável ou comparável: crítica à accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 13, p. 13-29, 2009.
ARAÚJO, Sâmara Carla Lopes Guerra de. Ser professor coordenador pedagógico: sobre o trabalho docente e sua autonomia. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte.
BARROSO, João. O Estado, a Educação e a Regulação das Políticas Públicas. Educação e Sociedade. Campinas: CEDES, v. 26, n. 92, 2005, p. 725-751.
BRASIL, Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial, Brasília, 1996.
Costa. Marcio; KOSLINSKI, Mariane Campelo. 2011.“Quase-mercado oculto: a disputa por escolas comuns no Rio de Janeiro”. Cadernos de Pesquisa, 41(142): 246-266.
DUARTE, Adriana Maria Cancella. Intensificação do trabalho docente. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM
ÉRNICA, Maurício; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. A escola, a metrópole, a vizinhança vulnerável. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 146, p. 640-666, maio/ago. 2012.
ESTEBAN, Maria Tereza. Exames nacionais e subalternização das classes populares. In: 31ª Reunião científica da ANPED, 2008, Caxambu. Anais. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt06-4207-int.pdf. Acesso em 08 de janeiro de 20018
FERNANDES, Maria José da Silva. Problematizando o trabalho do coordenador Pedagógico nas escolas estaduais paulistas. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2004. 114 p.
GARCIA, Adir Valdemar; HILLESHEIM, Jaime. Pobreza e desigualdades educacionais: uma análise com base nos Planos de Educação e nos Planos Plurianuais federais. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 33, n. especial 2, p. 131-147, set. 2017.
GOMES, Suzana dos Santos; MELO; Savana Diziz Gomes. Políticas de Avaliação e Gestão Educacional: articulações, interfaces e tensões. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1199/1216, outubro/dez. 2018
GOROSTIAGA, José Maria. Descentralização educativa. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade
LIBÂNEO, José Carlos. Concepções e práticas de organização e gestão da escola: considerações introdutórias para um exame crítico da discussão atual no Brasil. Revista Española de Educación Comparada, Madrid, n. 13, 2007
LIMA, Natália Valares. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM
LIMA, Lucínio Carlos. Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 68, p. 15-28, mar./abr. 2018.
NETO, Antônio Cabral. Descentralização administrativa. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM
OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade, v.25, n.89, p.1127-1144, dez. 2004.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Regulação educativa na América Latina: repercussões sobre aidentidade dos trabalhadores docentes. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 44, p. 209228, dez/2006.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 4. ed. São Paulo: Ática, 2016.
RIBEIRO, Vanda Mendes; VÓVIO, Cláudia Lemos. Desigualdade escolar e vulnerabilidade social no território. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 2, p. 71-87, set. 2017.
Scaff, E. A. S. (2017). Estado, Mercado e Educação: Arranjos e tendências. Revista Educação Unisinos, 21, 146-154. Disponível em<http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao>. Acesso em 1707/2019
YANNOULAS, Silvia Cristina; SOARES, Kelma Jaqueline. Educação e pobreza. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.