Formação continuada de professores nas Ciências da Natureza: uma análise das publicações em periódicos

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4339

Palavras-chave:

Formação continuada. Ciências da natureza. Ensino fundamental

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise e reflexão acerca da formação continuada de professores na área de Ciências da Natureza em periódicos nacionais e internacionais, parte da pesquisa de doutoramento da autora principal, com o propósito de elencar elementos importantes nos processos de formação continuada na contemporaneidade. Este trabalho tem por objetivo apresentar o estudo realizado nos periódicos, referente à formação continuada de professores na referida área, buscando verificar as principais etapas de escolarização contempladas pelos processos de formação, bem como a forma como a Física é abordada, em especial no 9º ano do Ensino Fundamental (que até antes da implantação da BNCC trabalhava os primeiros conceitos de Física e que apresenta novos direcionamentos para a referida área). A metodologia utilizada neste levantamento incluiu a busca por palavras chaves e a leitura dos artigos selecionados em periódicos Qualis A1 e A2, destacando os conteúdos trabalhados, a etapa de escolarização e as metodologias utilizadas. Dentre os resultados observa-se a Biologia como área predominante e a ausência de pesquisas de formação continuada com professores do 9º ano do EF, que contemple especificamente a Física. Sugere-se a constituição de formações continuada, com intuito permitir discussões acerca da Física nas aulas de Ciências.

Biografia do Autor

Fernanda Teresa Moro, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Professora Substituta na Universidade Federal da Fronteira Sul Doutoranda em Ensino - UNIVATES Mestre em Ciências Exatas - UNIVATES Especialista em Física Experimental - ênfase no laboratório didático

Maria Madalena Dullius, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui Licenciatura Curta em Ciências pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (1991), Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (1993), Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Burgos-Espanha (2009). Atualmente é professora Titular da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, atuando no Mestrado em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) e no Mestrado em Ensino (PPGEnsino). Foi coordenadora do PPGECE e do PPGEnsino e desde 2014 é Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Uso de Tecnologias no Ensino da Matemática e Formação de Professores.

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Publicado

24-12-2020

Como Citar

Moro, F. T., & Dullius, M. M. (2020). Formação continuada de professores nas Ciências da Natureza: uma análise das publicações em periódicos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 438–460. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4339

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