A escola polivalente no Pontal Mineiro: Educação Vocacional Pré-profissional ou Instituição Modelo da Ditadura Civil-Militar?

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4349

Palavras-chave:

História das instituições escolares, Ditadura civil-militar, Escolas vocacionais polivalentes, Triângulo mineiro

Resumo

O trabalho propõe reflexão sobre a história da Escola Estadual Antônio Souza Martins – o Polivalente, na cidade de Ituiutaba-MG (1974-1983). O ponto de partida foi o contexto de sua criação legal, no período da Ditadura Civil-Militar, sendo este um dos principais fatores para a implantação desse tipo de escola interessada no fomento da vocação profissional. As Escolas Polivalentes surgiram em meio ao momento de difusão da vertente pedagógica tecnicista, a qual foi constituída com base nos acordos entre o Brasil e os Estados Unidos, por meio das ações entre o MEC (Ministério da Educação e Cultura) e a USAID (United States Agency of International Development). Ressaltamos a importância da temática no campo da história da educação, uma vez que muito pouco se escreveu sobre essas escolas, em especial, no Triângulo Mineiro. Entende-se que a Escola Polivalente de Ituiutaba-MG foi implantada frente ao momento de desenvolvimento e crescimento econômico do munícipio, mas que nesse caso específico, não atendeu apenas a necessidade de formação de mão de obra para as atividades urbanas especializadas, mas efetivou práticas de ensino que contribuíram para a continuidade dos estudos de boa parte dos ex-alunos e alunas desta instituição.

Biografia do Autor

Sauloéber Tarsio de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado e Mestre em História (UNESP) e Doutor em Educação (UNICAMP). Professor Associado da FACIP e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFU.

Genis Alves Pereira de Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia). Atualmente é professora da rede municipal de Ituiutaba-MG.

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Publicado

30-08-2022

Como Citar

Souza, S. T. de, & Lima, G. A. P. de. (2022). A escola polivalente no Pontal Mineiro: Educação Vocacional Pré-profissional ou Instituição Modelo da Ditadura Civil-Militar?. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4349